MCom concluiu edital da fase 1.3 do Digitaliza Brasil com 99% das cidades interessadas

Foto: MCom

Dos municípios em AL, BA, PE e SE aptos a receber o sinal digital, 319 solicitaram adesão e poderão receber equipamentos para a transmissão no novo formato

Ministério das Comunicações (MCom) concluiu com efetividade mais uma etapa do programa Digitaliza Brasil. Solicitaram adesão ao programa 99% das prefeituras nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe que foram listadas no edital da fase 1.3. O prazo para manifestação de interesse encerrou na última sexta (8/10). Ao todo, 322 municípios foram convocados.

Das cidades que manifestaram interesse em digitalizar o sinal, 51 são alagoanas, 116 baianas, 124 pernambucanas e 28 sergipanas. Com a declaração de interesse, as prefeituras passam agora à etapa de qualificação e, caso atendam aos requisitos necessários, poderão receber os equipamentos e a instalação da infraestrutura para transmissão digital. A previsão é que a entrega seja realizada até fevereiro de 2022 beneficiando mais de 6 milhões de brasileiros.

“Vamos levar a TV digital para o resto do Brasil e, até dezembro do ano que vem, nenhum município mais vai assistir TV analógica”, afirma o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Por meio do programa Digitaliza Brasil, o MCom irá levar o sinal digital de TV a 1.638 cidades até o fim de 2022. Mais de 23 milhões de pessoas beneficiadas.

Novos canais digitais

A infraestrutura para transmissão digital será compartilhada pelo município e por emissoras de televisão autorizadas. Dessa forma, cidades que hoje têm apenas um canal de TV poderão ter até oito canais. Em todas as cidades de AL, BA, PE e SE convocadas, entidades locais retransmissoras do sinal de TV já manifestaram interesse em transmitir pelo novo formato. O MCom já consignou 80 canais para atender a esses 319 municípios e garantir que os brasileiros tenham acesso a programação digital.

Fonte: MCom