MCom avança no processo de lançamento da TV 3.0 e se reúne com representantes das tecnologias candidatas

A Secretaria de Comunicação Social Eletrônica realizou, nas duas últimas semanas, reuniões com representantes dos sistemas de próxima geração de televisão digital.

A Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações recebeu nas duas últimas semanas representantes do padrão norte-americano (ATSC 3.0) e do padrão japonês (Advanced ISDB-T), que são tecnologias candidatas para integrarem o padrão brasileiro da TV 3.0. As reuniões proporcionam oportunidades para troca de informações e experiências sobre a implantação dos padrões em cada país. Elas vão além de questões técnicas, permitindo melhor conhecimento dos modelos e os desafios de implantação dos sistemas.

Na terça-feira (20), o encontro foi realizado com executivos responsáveis pelo sistema ATSC 3.0, que é o novo padrão norte-americano de televisão digital, enquanto, na semana passada, foi a vez dos representantes do sistema Advanced ISDB-T, que está sendo desenvolvido pelo Japão.

“Este é um ano decisivo para nós. A discussão sobre a TV 3.0 no Brasil já se encontra em fase muito avançada. O debate técnico está sendo realizado de maneira aprofundada para que o nosso padrão atenda às especificidades do ambiente de negócios do Brasil. Estamos otimistas de que em breve poderemos disponibilizar essa novidade para o nosso País”, disse Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica.

Os estudos das tecnologias propostas estão sendo avaliados e desenvolvidos por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão, com coordenação técnica do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O Ministério das Comunicações financiou a realização destes estudos e desenvolve as políticas públicas para permitir a implantação da TV 3.0, prevista para estar disponível a partir de 2025.

Histórico

Em abril do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.484/2023 sobre as diretrizes para o avanço da tecnologia no País e que garante a disponibilidade de radiofrequências para a sua implantação. Com isso, o Ministério das Comunicações criou o Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0) para expedir diretrizes para a melhor governança da iniciativa, e permitir que seja proposto um padrão tecnológico que atenda à realidade brasileira. A atuação do Grupo se dá por meio de regulamentação e supervisão geral sobre os estudos técnicos conduzidos pelo Fórum do SBTVD.

O Grupo é presidido pelo secretário Wilson Wellisch e reúne especialistas, técnicos, acadêmicos e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fazenda e de entidades representativas do setor de radiodifusão.

O Fórum do SBTVD encontra-se em fase final dos testes das tecnologias de transmissão propostas para integrarem a TV 3.0. Após sua conclusão, prevista para junho de 2024, o GT TV 3.0 deverá avaliar o resultado dos estudos e encaminhar a recomendação das tecnologias do padrão tecnológico para a Presidência da República, que decidirá sobre a sua adoção.

  • MCom