MCom acompanha ligação da 1ª luminária inteligente 5G do mundo

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) integra antena 5G ao equipamento que conta com câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, sistema Wi-Fi e outras tecnologias.

Curitiba, capital paranaense, deu a largada para o programa Conecta 5G, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A iniciativa, que trata do desenvolvimento de luminárias inteligentes 5G, conta com o apoio do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos. A Prefeitura Municipal de Curitiba e a operadora Ligga Telecom também participam do programa de forma pontual.

Foto: Cléverson Oliveira/MCom

Em comunicado, o MCom afirma que o Leilão do 5G abriu portas para que tecnologias como essa fossem viabilizadas. São inovações que podem melhorar substancialmente o dia a dia. Além de abarcar antena 5G, a luminária, por exemplo, é equipada com câmeras de videomonitoramento que contam com a tecnologia de reconhecimento facial – sistema que pode detectar e identificar o rosto de quem se aproxima, agregando como ferramenta de segurança pública – além de possuir sistema Wi-Fi, sensores de ruído e possibilitar a gestão de serviços semafóricos. O equipamento foi desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou do evento de ligação da luminária, no Centro Cívico de Curitiba, onde fica a prefeitura da capital. “Curitiba pode comemorar porque está recebendo a primeira luminária inteligente 5G do mundo, e a cidade deve receber o 5G em agosto”, afirmou o ministro.

Lei Geral das Antenas

A implantação do 5G requer a instalação de cinco vezes mais antenas em relação à rede 4G. Com o Leilão do 5G, a Anatel recomendou que as cidades adequem suas próprias legislações baseadas na Lei Geral das Antenas para garantir a instalação desses equipamentos. Enquanto isso, as luminárias inteligentes do Conecta 5G podem servir de infraestrutura para a transmissão do sinal. Nesta primeira fase, a luminária vai oferecer a rede 5G apenas para interligar equipamentos urbanos e uso empresarial. A estrutura vai utilizar faixas de radiofrequência que não entraram no Leilão do 5G.

Conecta 5G

Curitiba é a primeira cidade a receber a luminária inteligente com antena 5G integrada pelo programa Conecta 5G. Além dela, outras 13 cidades vão receber o equipamento: Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).

Além do ministro das Comunicações, participaram do evento o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o Governador do Paraná, Ratinho Jr, e o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, além de executivos de empresas parceiras do programa.