Mitigação das interferências do 5G: O que fazer?

“Siga Antenado”, explica o que fazer para não ter o sinal de transmissão interrompido com a chegada do 5G no Brasil.

Após o leilão do espectro para a implantação do 5G no país, falta pouco para que os brasileiros possam ter acesso a tecnologia, mas antes da liberação do sinal “há um trabalho muito relevante de preparação”, afirma em comunicado a Siga Antenado (EAF – Entidade Administradora da Faixa), uma associação sem fins lucrativos constituída pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, enquanto vencedoras dos lotes nacionais da faixa radiofrequências de 3,5 GHz, em atenção à determinação do Edital do Leilão do 5G, promovido pela Anatel, com o objetivo de operacionalizar os procedimentos relativos aos compromissos assumidos em decorrência da licitação.

O trabalho referido será conduzido pela Siga Antenado que irá instalar, gratuitamente, os filtros em cada uma das antenas de estações profissionais que tenham sido devidamente cadastradas no banco de dados da Anatel até 20 de abril de 2022 e se utilizam do FSS acima da faixa de 3.700 MHz para prestar seus serviços. A instalação será realizada por técnicos contratados pela Siga Antenado e capacitados para este fim. Isso porque, com a chegada do 5G, haverá a migração das estações profissionais FSSs (FixedSatellite Services), que operam na Banda C estendida para a Banda C, a fim de evitar que os sinais de transmissão sejam interrompidos.

Assim, explica o comunicado da Siga Antenado, “para as estações profissionais FSSs que já operam na faixa acima de 3.700 MHz e atendam aos critérios estabelecidos pelo GAISPI – grupo responsável por disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos pela EAF -, que permanecerão nessa faixa, será necessária a instalação de filtros para mitigar possíveis interferências”.

O comunicado explica, ainda, que “as estações não cadastradas até 20 de abril de 2022 não serão contempladas com a instalação de filtros pela EAF e deverão arcar, por conta própria, com os custos das medidas que se façam necessárias para a mitigação de eventuais interferências”.

Foto: Divulgação

Para a instalação, os usuários e prestadores de serviços FSS deverão entrar em contato com a central de relacionamento da Siga Antenado pelo telefone (081) 3419-5904 ou enviar um e-mail com os dados para [email protected] que a entidade entrará em contato.

A central de relacionamento da Siga Antenado está recebendo os pedidos de instalação de filtros. “A partir de 30/06 as operadoras estimam ativar o 5G em Brasília e Distrito Federal, primeira região do Brasil a contar com a tecnologia. Durante todo o processo, a Siga Antenado contará com toda a estrutura necessária para atender as empresas com segurança, prontidão e equipe técnica qualificada”, finaliza o comunicado.

Por Fernando Moura, em São Paulo