Primeiro manual sobre ISDB-T, escrito em inglês, está disponível na Amazon

 

A dica de leitura da SET é o livro “ISDB-T: a Handbook for Broadcast Engineers”, o primeiro sobre o sistema de radiodifusão digital japonês ISDB-T publicado em inglês.

Lançado em agosto, a iniciativa reuniu três importantes especialistas no assunto: Masayuki Ito, diretor da Divisão de Tecnologia de Broadcast do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão (Mininstry of Internal Affairs and Communications – MIC); Yasuo Takahashi, presidente da Consultoria e Planejamento YTC, ex-presidente do DiBEG e ex-diretor chefe do Laboratório de Radiodifusão Digital da Toshiba; e James Santiago, consultor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação no Japão.

O manual descreve em detalhes o padrão ISDB-T, suas principais tecnologias, normas e aplicações. “Procuramos editar um livro que seja de fácil consulta no dia a dia dos profissionais de engenharia de broadcast”, explica Takahashi, em carta para a SET.

“Queremos que este livro também seja uma ferramenta útil para os engenheiros projetistas de equipamentos de radiodifusão e uma leitura suplementar para estudantes de graduação em engenharia e tecnologias”, completou.

Para a SET, o Manual chega em boa hora. “Temos pouca bibliografia sobre o ISDB-T em português ou inglês, com exceção das normas técnicas que foram harmonizadas pelo Fórum SBTVD e traduzidas para o inglês, português e espanhol. Agora, os engenheiros têm uma ferramenta de consulta muito boa à disposição”, explica Olímpio José Franco, superintendente da SET.

O manual é dividido em 13 capítulos, com textos especialmente dedicados à experiência brasileira com o ISDB-T.

O “ISDB-T: a Handbook for Broadcast Engineers” pode ser adquirido na Amazon pelo preço de R$ 119,71. Clique aqui.