Fórum SBTVD conclui testes de laboratório de camada física da Fase 3 do Projeto TV 3.0

Conselho Deliberativo aprovou por unanimidade que ATSC 3.0 e Advanced ISDB-T sigam para os testes de campo, que serão realizados entre dezembro de 2023 e maio de 2024.

O Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre), anunciou “a conclusão bem-sucedida dos testes de laboratório de camada física da Fase 3 do Projeto TV 3.0 e a seleção de tecnologias que devem seguir para o teste de campo”, e que “os testes de campo de camada física da Fase 3 do Projeto TV 3.0 vão ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, de dezembro de 2023 a maio de 2024”.

Estande do Fórum SBTVD na última SET EXPO

No comunicado, o Fórum afirma que “conforme planejado para a Fase 3 do Projeto TV 3.0, no período de abril a setembro de 2023, a Universidade Mackenzie testou em laboratório as tecnologias candidatas à camada física para que o Fórum SBTVD selecionasse duas delas para seguir para testes de campo. Os testes foram financiados pelo Ministério das Comunicações através da RNP. Os resultados foram considerados, em conjunto com todas as outras informações coletadas pelo Fórum SBTVD sobre as tecnologias candidatas desde a Fase 1 do projeto em 2020, pelos Módulos Técnico e de Mercado em 18 de setembro de 2023 e, posteriormente, pelo Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD em 25 de setembro de 2023. Todas essas instâncias concordaram unanimemente em selecionar o ATSC 3.0 e o ISDB-T Avançado para os testes de campo de camada física da Fase 3, pois demonstraram uma melhor adequação aos requisitos específicos do Projeto TV 3.0”.

Segundo a entidade, no início de outubro de 2023, o relatório do teste de laboratório de camada física da Fase 3 será publicado na página do Projeto TV 3.0 no site do Fórum SBTVD (https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/), contribuindo assim para a transparência do processo e o desenvolvimento do setor. “O Fórum SBTVD reafirma seu compromisso com o aprimoramento contínuo da televisão digital no Brasil e com a promoção de tecnologias inovadoras que beneficiem os consumidores e a indústria de radiodifusão”.