IBC 2017: feira começou hoje com mais de 1.700 expositores

IBC espera reunir 55 mil visitantes. Foto: divulgação.

O mercado audiovisual europeu realiza sua feira de produtos e serviços de produção e distribuição audiovisual em Amsterdã, Holanda, até a próxima terça-feira, 19 de setembro. Em seu 50º aniversário, o IBC 2017 reúne mais de 1.700 expositores, distribuídos em 15 pavilhões, e aguarda mais de 55 mil visitantes de 170 países.

Além da Feira, uma programação de painéis e conferências discute os temas mais relevantes do setor no momento, com a participação de mais de 400 conferencistas, a maioria líderes e executivos da indústria de mídia e audiovisual da União Europeia.

Entre os temas de destaque de ontem, no primeiro dia de palestras, está a crise de credibilidade do jornalismo global e as chamadas fake news (notícias falsas) que têm sido propagadas pela internet na velocidade da luz.

O jornalismo é um dos principais produtos dos grandes conglomerados de comunicação, em especial as emissoras de TV, mas também as agências de notícias e os jornais diários.

Nos Estados Unidos, com o governo Trump, os veículos de imprensa vêm sendo pressionados a todo instante. Trump chegou a criticar e boicotar a CNN este ano. Em todo mundo, uma guerra de versões, como são chamados os fatos alternativos, vem sendo travada e está cada vez mais difícil para o leitor ou espectador comum distinguir o que é verdadeiro do que é falso.

Além disso, sem checagem de fatos ou qualquer mediação minimamente estruturada, as redes sociais têm sido as maiores propagadoras de inverdades. Soma-se a isso uma indústria de fake news financiada muitas vezes por governos para colocar fogo na situação.

Por causa disso, a credibilidade da notícia e a relevância do jornalismo neste momento tomaram conta do IBC no seu primeiro dia e, de certa forma, ultrapassaram as tendências tecnológicas e de modelos de negócios como os assuntos mais comentados.

IBC Startup Forum

Mas, para além da política, o IBC 2017 também é muita inovação. Pela primeira vez, o evento sedia um fórum dedicado a investidores e novos negócios do audiovisual em um pavilhão com mais de 70 empresas, rodadas de negócios, palestras, pitchings, networking e muito mais. O Startup Forum do IBC acontecerá no domingo, dia 17. A iniciativa foca em produtos e soluções de alta qualidade na área de mídia.

Leia mais.

IBC IP Showcase

“O IP não é mais o futuro: é aqui e agora”. Com esta frase, o IBC apresenta o IBC IP Showcase: um pavilhão totalmente dedicado a esta tecnologia. Mais de 50 marcas farão demonstrações hands-on com experiências reais sobre a interoperabilidade do IP baseado no padrão SMPTE ST 2110. Além das demonstrações, haverá também palestras e treinamentos.

Leia mais.

IBC Big Screen

O principal auditório do RAI, centro de convenções onde acontece o IBC, foi transformado na mais moderna sala de cinema do mundo durante os próximos quatro dias. Além de palestras focadas no mundo da produção e distribuição cinematográficas, o auditório receberá sessões de cinema de filmes que ainda vão estrear comercialmente.

Leia mais.

IBC Cyber Security Forum

Como a guerra cibernética afeta os broadcasters? É isso que o IBC Cyber Security Forum tentará responder em sessões plenárias que abordam as ameaças, as crises, as tecnologias e as incertezas do mundo digital.

Leia mais. 

Além desses assunto, o IBC também apresenta debates voltados a tecnologias disruptivas como Inteligência Artifical, Realidade Aumentada e Virtual e 5G.

Para saber mais sobre o evento, visite este link.

Post Tags: