SET e Sony promovem webinar sobre HDR na produção ao vivo no dia 3 de abril

Hugo Gaggioni durante sua palestra no SET EXPO 2019. Foto: SET.

Na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, a SET e a Sony realizam o primeiro encontro da série SET Sponsored Webinars. Trata-se de uma nova iniciativa da entidade de oferecer novos conteúdos em novos formatos para os associados e também para a comunidade de mídia e entretenimento audiovisual com o uso das plataformas de encontros remotos.

Neste primeiro encontro, a Sony irá apresentar o tema “Tecnologias e fluxos de trabalho para uso dos formatos High Dynamic Range (HDR) em produções de conteúdo ao vivo”. O palestrante é o engenheiro Hugo Gaggioni, Chief Technology Officer Sony Professional Solutions Americas, Sony Electronics, Inc. Gaggioni tem em seu currículo os prêmios intrnacionais 2018 SMPTE David Sarnoff Medal e 2019 Emmy Life Time Achievement Award por sua carreira dedicada ao desenvolvimento tecnológico do setor audiovisual.

Ele concedeu a entrevista a seguir, em antecipação à sua palestra. “Este seminário descreve em detalhes as armadilhas técnicas que podem ser encontradas nos fluxos de trabalho do HDR, se não prosseguir com cautela”, afirmou.

SET – Qual é o foco da apresentação?

Hugo Gaggioni – A apresentação é sobre o entendimento básico das técnicas de HDR, conforme elas se aplicam à produção de Programas ao vivo. Discutiremos fluxos de trabalho, geração simultânea de programas SDR e HDR com produção em uma única camada, técnicas de conversão para integrar material à produção ao vivo. Serão apresentados também possíveis consequências se certos procedimentos ou diretrizes não forem seguidos com cuidado.

SET – Por que é importante conhecer esses novos recursos?
HG – Porque o objetivo mais importante é fazer a transição para o HDR e, ao mesmo tempo, manter a produção dos programas de SDR de hoje sem comprometimentos. A geração de SDR de alta qualidade é o que mantém os negócios atuais e não pode ser comprometida ou alterada em sua qualidade se os clientes aceitarem o novo paradigma do HDR. E este seminário descreve em detalhes as armadilhas técnicas que podem ser encontradas nos fluxos de trabalho do HDR, se não prosseguir com cautela.

SET – Como os novos fluxos de trabalho garantem melhor conteúdo de qualidade de imagem e, ao mesmo tempo, um custo de produção acessível?
HG – Os novos fluxos de trabalho criarão níveis mais altos de qualidade de imagem, pois serão usados ​​nos formatos UHD e com os recursos Wide Color Gamut e High Dynamic Range – que garantirão novos níveis de impacto visual e satisfação. Os custos de produção podem ser mantidos em valores razoáveis ​​e, finalmente, não serão mais do que o que enfrentamos nas produções de hoje. No entanto, a transição para toda a produção de HDR levará tempo e envolverá vários níveis de aumento de custos, à medida em que a tecnologia amadurece e o usuário final se familiariza com seu uso.

SET – Como as equipes podem ser treinadas para usar essas novas demandas?
HG – O seminário fornece a base técnica e teórica necessária para as equipes de engenharia aprenderem as características dos fluxos de trabalho e o que esperar como resultados da implementação dos processos de HDR. Porém, o sólido entendimento só se tornará realidade após treinamento prático extensivo e uso das ferramentas HDR e experimentação da interação entre as câmeras e os conversores HDR em toda a cadeia de etapas da produção.

Para se inscrever e garantir sua participação, visite este link: https://set.org.br/webinar-programacao-sony/