Fórum SBTVD anuncia “Campanha Antena Externa”

Em comunicado, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), apresentou a Campanha “Antena Externa” para conscientizar a população sobre a importância do uso da antena externa para assistir aos canais digitais aberto de forma gratuita e com qualidade de som e imagem igual ou superior aos serviços de distribuição de conteúdo audiovisuais pagos.

A Campanha foi desenvolvida em colaboração com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), a Campanha Antena Externa busca fortalecer a posição da TV aberta como a principal fonte de entretenimento no Brasil. Ao reafirmar os benefícios da TV aberta, destacamos a qualidade do serviço e a sua importância social, cultural e histórica.

Detalhamento Técnico dos Pilares da Campanha

Sinal Digital Gratuito para Todos: Aprimorar a qualidade de som e imagem para todos os usuários é o objetivo central. A Campanha Antena Externa visa garantir que a experiência digital seja acessível e excepcional para todos os brasileiros.

Recepção Aprimorada com Antena Externa: O Fórum recomenda a adoção de antenas externas como um elemento-chave para melhorar significativamente a experiência televisiva. Instruções detalhadas serão fornecidas para otimizar a recepção do sinal.

Impacto do Tipo de Antena: Segundo o Fórum, o tipo de antena desempenha um papel crucial na qualidade da recepção. Antenas externas, especialmente posicionadas, minimizam atenuações e maximizam a eficácia da transmissão.

Instruções Técnicas para Instalação: A instalação adequada da antena é essencial. Direcionamento preciso para a estação transmissora mais próxima, altura apropriada e fixação segura são elementos fundamentais para uma recepção sem interferências.

No comunicado, o Fórum SBTVD afirma que “estas diretrizes não apenas buscam otimizar a qualidade do sinal, mas também têm o potencial de mitigar atividades piratas, um desafio presente na indústria televisiva. A TV aberta continua sendo a preferência da maioria dos lares brasileiros, representando três em cada cinco domicílios, conforme dados recentes da Kantar Ibope Media”.

Pilares de Conteúdo 

  • Sinal digital gratuito para todos.
  • Alta qualidade de som e imagem.
  • Recomendação de antena externa para uma experiência aprimorada.
  • TV aberta digital e gratuita.
  • Antena externa de baixo custo.
  • TV aberta como a principal fonte de informação e entretenimento.
  • Acessibilidade com Closed Caption e audiodescrição.
  • Disponível em todo o território nacional.

Como parte da Campanha, o Fórum sugere diretrizes de Comunicação que passam por manter uma comunicação consistente e eficaz utilizando o logotipo oficial do Fórum SBTVD conforme as diretrizes; manter uma narrativa coesa com mensagens-chave; alinhar as imagens e gráficos ao estilo visual da campanha; integrar links diretos para a landing page (https://antenaexterna.org.br/) da campanha sempre que possível; e realizar o envio de relatórios semestrais de mídia para enriquecer os dados de performance.