CES 2024: NextGen TV e ATSC apresentam mais de 100 produtos

O Advanced Television Systems Committee (ATSC) – Comitê de Sistemas Avançados de Televisão – apresenta no seu stand no Central Hall (19744), uma centena de produtos. Entre os destaques, a TCL se junta à Sony, Samsung e Hisense com receptores de NextGen TV integrados enquanto aumenta a atualização de acessórios da linha de receptores aumenta para incluir ADTH, Stavix, Zapperbox e Zinwell.

O ATSC informou, em comunicado, que com os últimos desenvolvimentos a NextGen TV alcançará 75% dos lares dos Estados Unidos no próximo mês – “um marco monumental para o lançamento voluntário da TV over-the-air (OTA)“. Assim, afirma, na CES 2024 divulgará resultados e projeções de vendas do setor, inclusive para receptores com tecnologia ATSC 3.0.

No comunicado a entidade afirma que durante o evento, está apresentando uma ampla variedade de novos produtos, serviços de transmissão expandidos e capacidades futuras para o padrão de transmissão – tanto nos Estados Unidos quanto nos mercados internacionais onde esta sendo utilizado.

Estande da ATSC 3.0 na CES 2024 / Foto: Divulgação

Por outro lado, a Consumer Technology Association (CTA) anunciou está semana os resultados do setor para as vendas de 2023 e as projeções para o próximo ano, com a base instalada cumulativa de receptores de NextGen TV nos Estados Unidos ultrapassando 10,3 milhões e as vendas ao consumidor de produtos de NextGen TV devendo aumentar em 45% em 2024.  Além dos modelos de TV da Sony, Samsung, Hisense e TCL, “espera-se que o número de modelos de receptores de acessórios disponíveis dobre em 2024, para oferecer aos consumidores com aparelhos de TV existentes várias opções acessíveis para atualizações”, afirma a CTA.

Madeleine Noland, Presidente do ATSC, afirma que o Comitê “está muito satisfeito por ter mais de duas dúzias de emissoras, empresas de tecnologia e redes apoiando nossa exposição na CES este ano. Com os lançamentos do mercado da NextGen TV nos Estados Unidos em 2024, que ocorrerão em breve em Chicago, San Diego e Tucson, estamos projetando que a NextGen TV ultrapassará o marco de 75% de alcance doméstico em fevereiro – uma conquista significativa que também marcará 75 mercados da Nielsen com o serviço broadcast“.

Entre os destaques do estande para área broadcast, demonstrações de interoperabilidade do padrão ATSC 3.0 para entregar conteúdo pela Internet, assim, explicou Nolan, “temos demos de broadcast IP em estações locais que permitem oferecer mais opções aos telespectadores, informações avançadas de emergência, funções exclusivas de “recomeço” de transmissão e mais serviços de navegação, como clima aprimorado e opções adicionais de streaming lançadas a partir da própria plataforma de aplicativos da emissora”.

O Comitê informou, ainda, que entre os upgrades está apresentando quatro (4) modelos que estão em exibição no estande da ATSC, oferecendo uma gama de opções acessíveis aos consumidores à medida que atingem a disponibilidade no varejo em 2024:

– A ADTH apresentou seu set-top-box certificado para usar o logotipo NextGen TV do CTA e verificado para segurança de conteúdo A3SA, e expandiu a disponibilidade de seu receptor no varejo por meio do Walmart.com.

– A Stavix é nova no mercado de receptores, planejando um dispositivo que estará disponível ainda este ano.

– A Zapperbox oferece modelos de sintonizador único e de sintonizador duplo, incluindo recursos de gravação de vídeo digital com a adição de um cartão de memória no dispositivo.

– A Zinwell está apresentando o primeiro receptor de atualização de NextGen TV que funcionará sem a necessidade de uma conexão com a Internet para verificação de segurança.

Brasil em destaque

O comunicado do ATSC afirma que o padrão tem “alcance global” porque “0s órgãos reguladores do Brasil estão avaliando a camada de transmissão física do ATSC 3.0 na próxima primavera, já tendo escolhido muitas outras tecnologias ATSC 3.0 para seu novo sistema. A Índia está analisando o ATSC 3.0 como um método potencial de transmissão de televisão para dispositivos móveis – de longe a forma mais predominante de as pessoas assistirem à TV naquele país”.

Por Fernando Moura, em São Paulo