FGV mostra a informatização da sociedade brasileira

por Ethevaldo Siqueira | Conteúdo Mundo Digital

O Brasil dispõe hoje 9 computadores para cada 10 habitantes. Ou seja, uma disponibilidade de 90 máquinas para cada 100 habitantes. Esse é um dos dados constantes do estudo coordenado pelo professor Fernando Meirelles da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). O trabalho contempla, entre outros aspectos, o volume de vendas de computadores, tablets, telefones e TVs no Brasil e no mundo, assim como os gastos e investimentos em TI e a evolução e tendências do mercado de software.

“A quantidade de computadores em uso no Brasil também nos oferece um dimensionamento da importância dessa tecnologia”, diz o prof. Meirelles. Para ele, existem atualmente 190 milhões de computadores em uso no País, entre desktops, notebooks e tablets.

A pesquisa mostra também que hoje, para cada televisor vendido, são vendidos quatro celulares. Essa mesma relação prevalece praticamente no Brasil, nos Estados Unidos e no mundo. Conforme esse e outros resultados divulgados, comprova-se o impacto do processo de Transformação Digital das empresas e da sociedade.

Esses dados integram a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, estudo anual que apresenta um amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação (TI) com base em uma amostra de 2.622 empresas, entre médias e grandes.

Leia a matéria completa com dados da pesquisa aqui.