Exclusivo: TV Cultura realiza testes em 8K com nova câmera da Sony

Equipamento e testes serão apresentados ao mercado brasileiro na próxima terça-feira, 12 de abril

A TV Cultura está fazendo testes técnicos com a câmera Cine Alta VENICE 2, com novo sensor de imagem 8.6K Full Frame. Isso se junta na transformação tecnológica da emissora a que desde dezembro passado emite seu sinal 24 horas por dia, utilizando áudio Dolby Atmos.

Este teste acontece porque o departamento de Engenharia da Cultura firmou uma parceria com a Sony para gravar um conteúdo na resolução 8K com a câmera, única no Brasil, que será apresentada ao mercado televisivo no dia 13 de abril, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

Nelson Faria, diretor Técnico da TV Cultura e ex-vice-presidente da SET disse à Reportagem da Revista da SET que “a experiência que nós estamos tendo, tanto com o Dolby Atmos, quanto com a gravação em 8K, é que a qualidade, mesmo na operação que a gente consegue transmitir hoje em HD, ela melhora muito. A textura do vídeo melhora. Hoje, inclusive, nós estamos fazendo muitas gravações em 4K e exibindo em HD. Muitas gravações a gente faz com a possibilidade muito pequena de  exibir em 4K. Mas pelo fato de fazer em 4K, a qualidade de resolução melhora também em HD, assim, a textura”.

De fato, explicou Faria, “o caso do 8K a diferença é mais sensível ainda. Então, nós estamos gravando, por exemplo, 8K, 24 P, que é uma textura de cinema, e ela dá uma sensação efetivamente de cinema. A gente está com pouca experiência ainda, a gente não está exibindo programas. A gente está gravando clipes que vão virar conteúdos para chamadas, para stock shot tudo em 8K. Então, nós estamos gravando, por exemplo, conteúdos em São Paulo, no Masp, Paulista, Museu do Ipiranga. São stock shots  que vão acabar sendo utilizados durante muitos anos pela TV Cultura, porque a qualidade está sensacional. Vamos gravar também ensaios de escolas de samba. Então, para nossa área de chamadas, de promoções, vai ser muito útil esse conteúdo gravado”.

Em termos de experiência a gravação permite, explicou o ex-presidente da SET , “gravar em 8K e fazer a conversão depois para HD, é sensível a diferença, a textura fica mais suave. Não tem aquela aparência de ser um vídeo duro, vídeo hard. A sensação é que as transições são mais suaves. Então, isso dá, efetivamente, uma melhoria de qualidade que leva mais ou menos no caminho das séries. As séries hoje,  todas são feitas numa qualidade muito alta e a grande maioria já está sendo feita fora do Brasil em 8K. E dá para perceber a diferença de uma TV de entretenimento, jornalismo, que são vídeos mais duros. Então é melhor para o telespectador, com certeza”.

Joyme Nakayama , diretor de Fotografia com mais de 40 anos de experiência, afirmou que “com a câmera Cine Alta VENICE 2 foi incrível perceber o que podemos fazer com os ajustes de White Balance e com uma ampla latitude de 16×1 com baixíssimo ruído, produzindo ótima fotografia em condições extremas desde a luz do sol escaldante até a penumbra com pouquíssima luz, permitindo muita liberdade na criação de imagens”.

VENICE 2

Cine Alta VENICE 2 da Sony pode gravar em 6K ou 8K,  chega ao mercado com um Sensor Full-Frame de 36 x 24 mm para cinema que “oferece sensibilidade, latitude e renderização de cores excepcionais e, como os blocos de sensores são intercambiáveis, os usuários podem alternar facilmente entre os sensores, sem nenhum firmware extra, e podem também usar o sensor de sua VENICE original. O novo sensor 8K pode capturar imagens com uma resolução máxima de 8640 x 5760, enquanto o sensor 6K estabelecido oferece até 6048 x 4032. Ambos oferecem sobreamostragem poderosa para imagens 4K incríveis”, explica a Sony.

Mais informações na próxima edição da Revista da SET

Por Fernando Moura, em São Paulo