DTV Play: Amazon SAT passa a oferecer publicidade personalizada

O Projeto DTV Play garante acesso diretamente via controle remoto nativo da TV digital ou pelo aplicativo da emissora nos aparelhos de Smart TV.

A emissora de TV aberta, Amazon SAT, do Grupo Rede Amazônica, com cobertura de sinal digital nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, passa o oferecer no mês de setembro seu conteúdo e publicidade de acordo com cada perfil do telespectador sintonizado em tempo real. O acesso e interatividade será via controle remoto nativo da TV digital ou pelo aplicativo da emissora nos aparelhos de Smart TV. Este investimento tecnológico da emissora faz parte de uma série de inovações apresentadas, que a converteu na primeira emissora da América Latina a oferecer o Áudio MPEG-H, 24 horas por dia, 7 dias por semana,  usando o padrão ISDB-Tb.

O lançamento foi possível com a parceria com a EiTV, responsável pela customização da plataforma baseado na tecnologia DTV Play (Perfil D do Ginga), que já vem de fábrica nos novos modelos de televisores, e que vai permitir à Amazon SAT entregar desde programas sob demanda (VoD) – um serviço tradicionalmente acessível nas plataformas OTT, informações sobre serviços à população e publicidade customizada e individualizada também em tempo real.

A tecnologia DTV Play também dará à emissora a capacidade de realizar a medição da audiência em tempo real – diferente das pesquisas estatísticas tipo IBOPE, o que vai permitir conhecer o comportamento do telespectador e exibir conteúdo e anúncios personalizados, de acordo com as preferência dos usuários, assim como acontece com os serviços online oferecidos pela Internet e redes sociais.

Para Carlos Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia do Grupo Rede Amazônica, e conselheiro da SET, “o DTV Play traz o mundo da Internet para a Televisão e possibilita criar conteúdo e publicidade baseados em target, como acontece com a mídia programática, além de incorporar o universo da Smart TV e do OTT (Over the Top). A TV – que já era inteligente –  agora ficou mais poderosa com esta  capacidade do DTV Play, abrindo um novo mundo de oportunidades para ela”.

Pela sua parte, Rodrigo Cascão, CEO da EiTV, se mostrou feliz e disse que “este é um grande passo para a televisão brasileira, que há mais de 70 anos vem entretendo e informando os brasileiros com programação muito rica, mas que se manteve passiva até agora. Com o DTV Play ela passa a interagir online com o seu público em tempo real e será capaz de avançar para uma nova geração da TV digital. O componente da interatividade prevista no projeto Ginga avança e todos ganham com isso: os telespectadores, as programadoras e os anunciantes, que poderão oferecer mais e dialogar melhor com os seus públicos”, afirma Rodrigo Cascão, CEO da EiTV.

Estão previstas quatro ações a partir de setembro para o lançamento do DTV Play:

1 – Veiculação de comerciais e informações no trilho de vídeo (legendas ativas) sugerindo ao telespectador “Veja Mais” sobre um programa, serviço ou produto apresentado.

2 – Prestação de serviços – A primeira iniciativa será fornecer os horários de partida dos barcos de transporte fluvial da região, além de informações sobre toda a logística deste modal regional;

3 – Live commerce na TV – Durante a programação, com oferta de produtos e serviços relacionados ao que está sendo transmitido e oferecer QR Code com link para a plataforma de vendas online. É a nova geração do Merchandising tradicional existente na TV;

4 – Monitoramento da audiência em tempo real –  O objetivo é levar o conceito de medição de audiência da Internet para a TV. Diferente do que acontece com as pesquisas estatísticas tradicionais do modelo IBOPE, o DTV Play possibilita acompanhar e registrar os aparelhos de TV conectados de forma simultânea à transmissão do sinal, permitindo saber também quais são os telespectadores sintonizados na programação em tempo real.

Por Fernando Moura, em São Paulo