MPEG-H será utilizado na Grupo Rede Amazônica e no Amazon Sat

Grupo começou o curso de Implementação da tecnologia MPEG-H áudio no Grupo Rede Amazônica e no Amazon Sat com técnicos do Instituto Fraunhofer

Grupo de treinamento em áudio MPEG-H / Foto: Lemmos Ribeiro,  Coordenador de Jornalismo no Grupo Rede Amazônica

O Canal Amazon Sat será a primeira emissora em canal aberto da América Latina a oferecer conteúdos com áudio 3D. “A Tecnologia proporciona ao telespectador imersão a partir da sensação de som vindo de todas as direções”, afirma Lemmos Ribeiro, Coordenador de Jornalismo no Grupo Rede Amazônica.

Como publicado na Edição 199 e na 198 da Revista da SET, o MPEG-H é um “padrão foi desenvolvido para trazer uma nova experiência ao usuário nas aplicações de broadcast e de streaming. É também frequentemente referenciado como Next Generation Audio (NGA) ou Áudio de Nova Geração em uma tradução livre. Ele introduz novos recursos tais como áudio imersivo e interativo, explorando novos conceitos de áudio baseado em objetos e baseados em cena, complementando os avanços de codificação de vídeo para displays Ultra-HD (UHD) com resolução de 4K ou 8K”.

Sergio Eduardo Di Santoro Bruzetti, afirma no artigo “Áudio Imersivo” do GT TV 3.0 da SET que entre os principais recursos do MPEG-H esta o áudio imersivo que se distingue “do som sourround pela expansão da imagem de som na dimensão vertical (isto é, o som pode vir de todas as direções, incluindo acima ou abaixo da cabeça do ouvinte), oferecendo uma experiência mais envolvente e realista. O padrão MPEG-H é um sistema que pode nativamente entregar o áudio imersivo usando qualquer combinação dos três formatos bem estabelecidos descritos acima, ou seja, canais, ambisonics e objetos de áudio. O caso mais comum em aplicações broadcast é usar uma mistura de uma “cama” de canais imersiva fixa (isto é, 7.1+4H) e muitos objetos de áudio adicionais (muitas línguas e serviços de descrição de vídeo ou efeitos espaciais aéreos para conteúdo cinematográfico)”.

E ainda, a “personalização e interatividade. Através dos metadados, o MPEG-H permite aos telespectadores manipularem os objetos de áudio, atenuando ou aumentando seus níveis, desabilitando-os, ou mudando suas posições no espaço tridimensional.  O metadado está sob total controle do radiodifusor ou do criador do conteúdo e contém toda a informação necessária para habilitar ou desabilitar recursos específicos, bem como os limites nos quais o usuário pode interagir com o conteúdo”.

Por Fernando Moura, em São Paulo