Digitaliza Brasil: 99% das cidades da Fase 2 já solicitaram adesão ao programa

340 prefeituras do ES, RJ, PR, SC e RS manifestaram interesse em levar o sinal digital para a população; prazo do edital encerra em 21 de janeiro

Após abertura de edital público, a Fase 2 do Digitaliza Brasil alcança resultados expressivos: 99% das 344 cidades elegíveis para receber o sinal digital de TV já solicitaram adesão ao programa, efetuado pelo Ministério das Comunicações (MCom). Essa etapa compreende municípios do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O prazo para as demais prefeituras manifestarem interesse encerra no dia 21 de janeiro. O formulário está disponível na página do MCom.

Com a solicitação de adesão ao Digitaliza Brasil, brasileiros de 340 localidades que, nesse momento, só contam com acesso à TV analógica estão bem próximos de entrar na era digital. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, acentua que o programa representa “inclusão social”. “Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante das inovações tecnológicas e nós estamos mudando essa realidade. Até dezembro deste ano, nenhum município mais vai assistir televisão analógica”, aponta. Com essa iniciativa, o MCom vai levar sinal digital a 1.638 cidades.

Além da manifestação de interesse por parte das prefeituras, é preciso que emissoras prestadoras do serviço de radiodifusão também solicitem adesão ao programa dentro do prazo previsto no edital. Dessa forma, será possível garantir que a população tenha acesso aos conteúdos por meio da tecnologia digital.

O MCom disponibilizou 975 canais para os municípios da Fase 2 e, até o momento, entidades manifestaram interesse em 898 – o que corresponde a 92% do total de canais. A infraestrutura para transmissão digital em cada cidade será compartilhada e localidades que, atualmente, contam com apenas uma única emissora, poderão ter até oito.

Cidades contempladas

Terão a oportunidade de realizar a migração do padrão de TV, na Fase 2 do programa, dez cidades do Rio de Janeiro; 26 do Espírito Santo; 93 do Rio Grande do Sul; 97 do Paraná; e 118 de Santa Catarina. Serão 3,9 milhões de brasileiros beneficiados. A lista completa das cidades pode ser consultada na página do programa Digitaliza Brasil.

Fonte: MCom