Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz

AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis. As principais montadoras automotivas contam com sistemas de Infoentretenimento com a banda de FM indo de 76.1 FM até 107.9 FM, faixa indicada agora como FM 2.0

A disponibilidade de receptores com a banda FM estendida está em expansão no Brasil. A afirmação é baseada em um levantamento revelado durante a edição desta semana do AESP Talks, que mostrou modelos de receptores de FM automotivos e também portáteis disponíveis no mercado. A principal dúvida da indústria de rádio quanto a ampliação do FM no Brasil é relacionada à disponibilidade de receptores adaptados ao chamado “FM 2.0”, ou seja, entre 76.1 FM a 107.9 FM. A nova faixa (eFM), entre 76.1 FM a 87.3 FM), irá acomodar as emissoras originadas na AM nos grandes centros.

A pesquisa foi realizada por José Mauro de Ávila, membro do comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado São Paulo) e integrante do Mega Sistema de Comunicação (Ribeirão Preto). Com o apoio da Rádio Banda B, do Grupo JCPM e do portal tudoradio.com, o engenheiro apresentou no AESP Talks modelos de receptores FMs com a banda iniciada em 76 MHz. Entre os dispositivos estão rádios automotivos de marcas famosas no mercado nacional, sistemas próprios de Infoentretenimento das principais montadoras, rádios portáteis, caixas de som bluetooth com FM e também smartphones com chip de FM ativo.

Na linha automotiva, o levantamento mostra que as montadoras Volkswagen, Chevrolet, Peugeot, Hyundai, Renault, Nissan, Ford e Honda já contam com o FM entre 76.1 FM a 107.9 FM nos modelos comercializados a partir de 2019, independente da categoria dos veículos. A FIAT, outra importante montadora no Brasil, teve a banda eFM constatada em sistemas de Infoentretenimento de modelos a partir de 2021.

O caso da Volkswagen é um bom exemplo do avanço do “FM 2.0” no setor automotivo. A montadora conta com mais um modelo de rádio como padrão, variando conforme o veículo comercializado. Desde o sistema mais simples, até o receptor que também é comercializado em outros países, o Infoentretenimento tem o FM iniciado em 76.1 FM. O VWPlay, produzido no Brasil, também está com a faixa FM estendida disponível. E existe a possibilidade de atualizar o software do Infoentretenimento de modelos anteriores a 2019.

Receptores embutidos vendidos no mercado que não são originais da montadora (e chamam a atenção por embarcarem sistemas como Apple CarPlay e Android Auto), também contam com a faixa FM entre 76.1 FM e 107.9 FM. José Mauro mostrou modelos da Pioneer do Brasil como DMH-ZF9380TV, DMH-ZS9380TVR, DMH-ZS9380TVH, DMH-ZS9380TVN, entre outros.

Já os media receivers automotivos sem tela, apenas com conexão bluetooth, também já estão equipados com a nova faixa. Novamente da Pioneer do Brasil, os modelos SPH-C10BTm, MVH-98UB, MVH-S218BT e MVH-S118UI começam com o FM em 76 MHz.

Receptores portáteis

A pesquisa de José Mauro também encontrou vários modelos de rádios portáveis com a banda FM iniciada em 76 MHz, com muitos deles comercializados em marketplaces na internet. São modelos da Motobrás, MXXQQ Rádio, Mondial (inclusive modelos Boombox), Yorek, entre outros. Para aqueles ouvintes mais próximos do setor de rádio, é comum a informação que modelos como Sangean, Degen, Tecsun, entre outros, também são opções com “FM 2.0”.

A famosa JBL Turner, que nas últimas duas edições da Black Friday esgotou rapidamente na loja do fabricante e foi amplamente vendida pelos principais varejistas brasileiros, está com uma nova versão: a JBL Turner 2. O novo modelo mantém o RDS como o primeiro e abre a banda de FM, iniciando em 76 MHz.

Fonte: Tudo Rádio