Congresso SET EXPO 2023: o grande fórum de painéis e debates do setor

O maior congresso da indústria audiovisual de América Latina recebe de 7 a 10 de agosto congressistas de todo o mundo para debater o estado da arte do setor. Na edição 2023, destaque para IA, XR, produção remota e TV 3.0. Saiba como se escrever!

Foto: Fernando Moura

A edição 2023 do Congresso SET EXPO destaca os principais temas da agenda e pauta da indústria de audiovisual, por isso foi dividido, como nos últimos anos, em trilhas de conteúdos. Este ano as escolhidas são: TV 3.0, Conectividade, Inovação, Negócios, Produção, Rádio, Regulatório, Segurança da Informação, Consumo de Mídia, Full Connect e Acadêmico.

No Congresso, mais de 1500 especialistas da indústria e academia discutirão em quase 60 palestras o futuro, as tendências e novas tecnologias de mídia, criação, produção, distribuição e consumo de conteúdo audiovisual.

TV 3.0

Um dos pontos altos do Congresso SET EXPO 2023 serão os próximos passos da TV 3.0 que marcarão a nova fase da transmissão de canais abertos no Brasil, e trará a nova geração de televisão digital, com evolução da qualidade de imagem e de som, com exploração de maior qualidade de vídeo 4K, HDR (High Dynamic Range), codificação de vídeo moderna e mais eficiente, além de áudio imersivo e personalizável e recursos de acessibilidade aprimorados.

“Haverá uma atualização completa da tecnologia que existe hoje na TV Digital. Há muita informação para que as pessoas envolvidas com o setor se atualizem”, explica Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, e mediador do painel “TV 3.0: fique ligado na revolução tecnológica que está chegando” do Congresso SET EXPO 2023.

Fausto afirma que “o desenvolvimento da TV 3.0 está entrando em sua reta final. O Fórum SBTVD, com apoio do Ministério das Comunicações, da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e de um conjunto de 90 pesquisadores de sete universidades, está realizando testes e pesquisas, elaborando especificações e desenvolvendo demonstrações. Algumas demonstrações parciais já estarão disponíveis no SET EXPO 2023. Uma demonstração fim-a-fim do novo sistema está planejada para o SET EXPO 2024”, adianta.

De acordo com Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti, Assessor de Planejamento de Engenharia da Record TV, Coordenador do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e Conselheiro da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), mediador do Painel “Potenciais oportunidade de monetização para a TV 3.0”, essa nova geração “proporcionará uma maior sinergia entre os conteúdos, sejam eles produzidos para a TV ou para a Internet”.

Novas políticas setoriais para o audiovisual brasileiro

Um dos temas de destaque é a regulação das políticas públicas setoriais do audiovisual brasileiro, que passa por grande transformações com a introdução de novas tecnologias, a regulamentação de novas plataformas e inteligência artificial. Toda essa mudança chega ao universo da mídia com um olhar diverso, voltado para a empatia e inclusão. “É o momento das grandes transformações chegarem ao ecossistema da mídia, sob um olhar para a diversidade. As discussões da SET esse ano ampliam o debate e permitem que novos protagonistas se apresentem para a construção da TV3.0, mantendo a relevância da TV como cola da sociedade, como plataforma para a preservação da identidade e influência cultural do país, como fonte de conteúdo local e regional confiável e com acesso gratuito hoje e sempre”, avalia Ana Eliza Faria e Silva, gerente sênior do regulatório na área de estratégia e tecnologia da Globo e curadora da trilha Regulatória do Congresso SET EXPO 2023,.

Segundo Ana Eliza, o SET EXPO é um importante ambiente de discussão para todos os especialistas e profissionais que atuam no mercado de mídia, com capacidade de promover tanto a adoção da inovação quanto a preservação da radiodifusão como um elemento fundamental para a sociedade brasileira. Hoje, o mercado brasileiro atinge um momento crucial para a regulação da mídia. O setor está em meio a amplos debates abrangendo a regulação das plataformas e da inteligência artificial, a introdução da TV3.0 e as discussões sobre os avanços das políticas públicas setoriais.

Notadamente, a estrutura regulatória e legal aplicada à radiodifusão brasileira é substancialmente mais rigorosa do que para as plataformas digitais. Encontrar um novo ponto de equilíbrio abarcando a transmissão tradicional e as plataformas online é essencial para o desenvolvimento da TV 3.0 e para garantir condições de competição para esse novo meio. “Assim, portanto, outro painel do Congresso, da mesma trilha regulatória, questionará a necessidade de modernização da regulamentação incentivando a convergência tecnológica e alavancando os novos modelos de negócios para esse meio”, aponta Ana Eliza.

Os debates deste ano no Congresso SET EXPO contam com forte participação feminina, e terão um olhar inclusivo e de empatia. “Uma importante oportunidade de se obter uma simetria regulatória, com debates mais amplos que vão gerar inclusão, com olho nos novos negócios”, observa a especialista.

“Por fim, vamos olhar para o cenário regulatório atual e para as políticas públicas em curso que promovem importantes objetivos de acesso e inclusão e que abrangem os diversos meios de distribuição de TV aberta e gratuita e a complementaridade que existe entre eles”, destaca.

Principais tendências tecnológicas na distribuição por streaming

Um dos temas do momento é a distribuição via streaming de conteúdos audiovisuais, e para issoa conectividade rápida, robusta e a chegada dos canais lineares tipo FAST é tema da pauta do Congresso, que mostrará inovações e a evolução tecnológica na distribuição de conteúdo para assegurar a satisfação do usuário, melhorar performance e garantir audiência.

Entre as palestras, o congressista poderá ter um mergulho no universo da conectividade e as complexas redes de comunicação, até chegar ao usuário. Para isso, haverá palestras que apresentarão os principais pontos do novo mercado de distribuição por streaming; o  que a tecnologia de ponta garante e como a evolução tecnológica permite alavancar negócios na distribuição de conteúdo.

Carolina Duca, Gerente Sênior de Tecnologia da Globo e mediadora de um dos painéis do Congresso SET EXPO, afirma que “várias empresas que surgiram recentemente estão experimentando este novo modelo e tendo muito sucesso. Um exemplo é a Pluto TV – um aplicativo gratuito que o usuário baixa e assiste a diversos canais lineares, para todos os gostos. Além do App, as TVs também estão explorando e surfando neste modelo, assim como a Samsung”.

Pela sua parte, Roberto Hoffmann Netto, Gerente de Projetos de Tecnologia e Regulatórios na RBS TV, de Porto Alegre, e também curador do Congresso, acrescenta que uma conectividade eficiente é a grande preocupação dos players no mercado atual. “Nossa preocupação é como ter a tecnologia e a conectividade para entregar esses produtos”.

Segundo Hoffmann, a moderna distribuição de conteúdo usa o conceito de estrutura na nuvem. “O debate gira em torno de como tirar vantagens de soluções em ambientes virtualizados, em ambientes de datacenters”, comenta o executivo. A preocupação e as soluções que estarão sendo trazidas estão ligadas à infraestrutura de conectividade e os recursos tecnológicos utilizados para fazer funcionar e operar esses diferentes modelos de televisão e de negócios.

Rádio terá trilha exclusiva

O rádio segue evoluindo, firme, forte e essencial entre os brasileiros, mantendo-se como uma das principais oportunidades de negócio no setor audiovisual: 57% dos ouvintes ligam o aparelho em busca de informações, 55% querem emoção (através da música, esporte, religião), 38% têm o rádio como companheiro e 35% buscam diversão. Durante o Congresso SET EXPO 2023, três grandes painéis irão discutir o segmento e servirão de chave para a compreensão e para melhorar a gestão de negócios, além da sustentação de grandes audiências e novos produtos/negócios.

Segundo Eduardo Cappia, conselheiro da SET e Diretor EMC, no painel “Jornalismo independente: mérito, virtude ou imprescindível?” serápossível conhecer empresas geradoras de conteúdo jornalístico sem vínculos com emissoras de radiodifusão no Brasil. São empresas que geram notícias, de caráter nacional e internacional com independência e que buscam incessantemente a realidade dos fatos e não a versão dos fatos, pois dedicam-se a atender demandas orientativas e educacionais em caráter local, como fonte de utilidade pública.

Já no painel “Regulação do rádio, com participação da Anatel e do Ministério das Comunicações”, as apresentações vão girar em torno das pesquisas recentes que confirmam o rádio, mundialmente, como liderança de cobertura e audiência. Mas também estará de olho no rádio híbrido e como são feitas suas conexões. Destaque ainda ao painel “O novo rádio do mundo digital”, que centrará atenções na integração do tradicional com o digital que está transformando o rádio em uma nova mídia.

Saiba como se escrever

Ao fazer sua inscrição (antecipada) on-line, o congressista garante o acesso gratuito à Feira, evita filas e fica por dentro das novidades do evento e notícias do setor. O associado da SET (em dia com sua anuidade) que adquirir três dias do Congresso participa gratuitamente do 4º dia.

Confira os valores e faça a sua inscrição, clicando aqui:

https://set.org.br/events/setexpo/inscricoes/

 Serviço
Congresso SET EXPO 2023
Congresso:
7 a 10 de agosto de 2023
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)
Horário: 9h00 às 17h30

Informações: https://set.org.br/events/setexpo