Fraunhofer HHI lança novo padrão global de codificação de vídeo H. 266

Fonte: Fraunhofer HHI

A Fraunhofer HHI (juntamente com parceiros do setor, como Apple, Ericsson, Intel, Huawei, Microsoft, Qualcomm e Sony) anunciou, no dia 6 de julho, o lançamento e a adoção oficial do novo padrão global de codificação de vídeo H. 266 / Versatile Video Coding (VVC).

Em comunicado oficial para a imprensa, a Fraunhofer explicou as vantagens do novo padrão:

“Esse novo padrão oferece compactação aprimorada, o que reduz os requisitos de dados em cerca de 50% da taxa de bits em relação ao padrão anterior H.265 / High Efficiency Video Coding (HEVC), sem comprometer a qualidade visual. Em outras palavras, o H.266 / VVC oferece transmissão de vídeo mais rápida para igual qualidade de percepção. No geral, o H.266 / VVC fornece transmissão e armazenamento eficientes de todas as resoluções de vídeo de SD para HD até 4K e 8K, enquanto suporta vídeo de alta faixa dinâmica e vídeo omnidirecional de 360 ​​°.

Hoje, os dados de vídeo compactados representam 80% do tráfego global da Internet. O H.266 / VVC representa o auge de (pelo menos) quatro gerações de padrões internacionais para codificação de vídeo. Os padrões anteriores H.264 / Advanced Video Coding (AVC) e H.265 / HEVC, produzidos com contribuições substanciais da Fraunhofer HHI, permanecem ativos em mais de 10 bilhões de dispositivos finais, processando mais de 90% do volume global total de bits de vídeo. Ambos os padrões anteriores também foram reconhecidos por três Emmy Engineering Awards por contribuírem substancialmente para o progresso da tecnologia da televisão.

Com a redução dos requisitos de dados, o H.266 / VVC torna a transmissão de vídeo em redes móveis (onde a capacidade de dados é limitada) mais eficiente. Por exemplo, o padrão anterior H.265 / HEVC requer cerca de 10 gigabytes de dados para transmitir um vídeo UHD de 90 minutos. Com essa nova tecnologia, são necessários apenas 5 gigabytes de dados para obter a mesma qualidade. Como o H.266 / VVC foi desenvolvido com conteúdo de vídeo de resolução ultra-alta em mente, o novo padrão é particularmente benéfico ao transmitir vídeos em 4K ou 8K em uma TV de tela plana. Além disso, o H.266 / VVC é ideal para todos os tipos de imagens em movimento: de panoramas de vídeo de alta resolução em 360° a compartilhamento de tela.

“Depois de dedicar quase três anos a esse padrão, estamos orgulhosos de ter sido fundamental no desenvolvimento do H.266 / VVC”, diz Benjamin Bross, chefe do grupo Video Coding Systems da Fraunhofer HHI e editor da especificação padrão. “Devido ao salto quântico na eficiência de codificação oferecido pelo H.266 / VVC, o uso de vídeo aumentará ainda mais em todo o mundo. Além disso, a maior versatilidade do H.266 / VVC torna seu uso mais atraente para uma gama mais ampla de aplicativos relacionados à transmissão e armazenamento de vídeo”.

Um modelo de licenciamento uniforme e transparente com base no princípio FRAND (isto é, justo, razoável e não discriminatório) está planejado para ser estabelecido para o uso de patentes relacionadas ao H.266 / VVC. Para esse fim, foi fundado o Fórum da Indústria de Codificação de Mídia (MC-IF). Além da Fraunhofer Society, o MC-IF agora inclui mais de 30 empresas e organizações. Os novos chips necessários para o uso do H.266 / VVC, como os de dispositivos móveis, estão sendo projetados atualmente. O Dr. Thomas Schierl, chefe do departamento de codificação e análise de vídeo da Fraunhofer HHI, anunciou “neste outono a Fraunhofer HHI publicará o primeiro software (para codificador e decodificador) para suportar o H.266 / VVC”.”