CES 2022: Samsung Electronics anuncia gameplay HDR premium

Novo equipamento oferece apoio HDR10+ GAMING para uma experiência gameplay HDR precisa e sem complicações com baixa latência, VRR (taxa de atualização variável) e mais de 120 Hz

Foto: Divulgação

Samsung Electronics anunciou que algumas TVs e monitores gamer 4K e 8K utilizarão, em 2022, o novo padrão HDR10+ GAMING1, proporcionando aos jogadores uma experiência de jogo HDR ultra responsiva e imersiva. O novo gameplay HDR foi apresentado na CES 2022, maior feira de eletrônicos de consumo que aconteceu em Las Vegas, Estados Unidos, de  5 a 8 de janeiro.

“Estamos extremamente orgulhosos de anunciar que o novo padrão HDR10+ GAMING será adotado pela linha 2022 Neo QLED da Samsung com a série de TV Q70 e acima, além de e monitores gamer, permitindo aos usuários desfrutar de uma experiência de jogo mais imersiva, com imagens realistas, ricas e envolventes”, disse Seokwoo Yong, Vice-Presidente Executivo e Head da Equipe de P&D, dos Negócios de Exibição Visual da Samsung Electronics. “A Samsung continuará a investir nas experiências de visualização dos usuários à medida que a tecnologia avança e fornece novos recursos e capacidades aprimoradas”.

Yong afirma que a tecnologia HDR avançada mantém a intenção artística dos desenvolvedores de jogos e que este novo padrão, desenvolvido pela HDR10+ Technologies, LLC, “oferece aos desenvolvedores de jogos as ferramentas necessárias para fornecer aos jogadores uma experiência gamer com HDR consistente e atraente sem a necessidade de calibração manual, em uma variedade de tecnologias de exibição, para várias fontes de entrada, incluindo consoles, PCs e mais”.

Foto: Divulgação

Segundo explica a empresa em comunicado, a linha de monitores gamer e TVs de 2022 da Samsung apoiará o padrão HDR10+ GAMING, “permitindo calibração HDR automatizada que fornece qualidade de imagem impressionante para atender à demanda dos desenvolvedores gamer. Isso se traduz em uma das experiências de jogo mais responsivas e precisas disponíveis até hoje. Ao eliminar a necessidade de configurações manuais quando os jogos são carregados, algo que antes só era possível com conteúdo de filme e televisão, o mecanismo de jogo otimiza automaticamente o conteúdo do videogame em tempo real. Esse recurso garante detalhes nas sombras escuras e preserva os destaques mais brilhantes para que o público gamer possa ver e reagir a tudo na tela. A função também configura o monitor para o “modo de referência verdadeira”, proporcionando melhor cor, também sem a necessidade de os jogadores gastarem mais tempo com as configurações do jogo”.

“Estamos muito entusiasmados em ajudar a inaugurar uma nova era de qualidade de imagem para videogames. Ao adotar o HDR10+ GAMING, jogadores de todas as idades irão desfrutar de visuais de ponta para a melhor experiência gamer”, disse Todd Hollenshead, Head de Publicação da Saber Interactive. “O padrão HDR10+ GAMING está genuinamente elevando o padrão, e estamos orgulhosos de estar na vanguarda em trazê-lo ao mercado com jogos como Redout 2, o carro de corrida anti gravidade 8K mais rápido já feito, e com Pinball FX, o rei do pinball digital, trazido à vida de uma forma totalmente nova.”

A Samsung afirma que lançado há quatro anos, o HDR10+ construiu um apoio robusto em toda a indústria, com 128 parceiros e mais de 4.000 dispositivos compatíveis, incluindo TVs, projetores, smartphones e tablets de mais de 28 fabricantes. “Os metadados do HDR10+ também oferecem tom de referência flexível e definição de curva de mapeamento para criadores de conteúdo, permitindo-lhes entregar imagens mais impactantes exatamente como pretendem que sejam vistas”.

Por Fernando Moura, em São Paulo