Brasil deve estudar os demais países, mas criar suas próprias políticas tecnológicas

O segundo painel do primeiro dia do SET eXPerience Live conta com a participação de Abel Reis, sócio-fundador da LOGUN Ventures, In Hsieh, co-fundador da Chinnovation, José Luiz de Genova, Gerente Nacional da Taboola.

O primeiro tópico do debate fala como o continente asiático pode ser uma referência para o resto do mundo, quando o assunto é tecnologia e conectividade.

Para Reis “a chamada economia digital tem um vigor e dinamismo invejável na Ásia.”

Usando a China como exemplo, o sócio-fundador da LOGUN Ventures pondera que, para o Brasil, não seria interessante adotar o mesmo modelo de economia digital.

“As políticas públicas do Brasil devem apontar para um caminho de economia digital. Porém, não podemos deixar de lado que a economia digital é um projeto geopolítico na China, nos Estados Unidos e na Europa, levando a aspectos de suas políticas tecnológicas e economia digital que, a meu ver, não seriam um futuro desejo para o Brasil”, afirma.

Genova corrobora com a fala de Reis, destacando que o Brasil “deve, sim, observar a Ásia como referencial tecnológico.”

O Gerente Nacional da Taboola comenta também a como a evolução do digital chega ao consumidor. “A evolução do digital foca muito em user experience, ou seja, o quanto de valor você vai gerar para o usuário ao final do dia.”

“Os modelos de publicidade precisam gerar valor, independentemente de onde sejam aplicados. Entender o mercado e os seus consumidores é muito importante. Precisamos entender cada um dos usuários”, destaca Genova.

Finalizando o painel, In Hsieh, co-fundador da Chinnovation, enfatiza a necessidade de desassociar a tecnologia de inovação.

“A inovação não é simplesmente tecnologia. Um exemplo, aqui no Brasil, é a modernização dos meios de pagamento. Percebe-se que não é necessária uma tecnologia de ponta. Modelos de negócios inovadores podem ser feitos com tecnologia simples”, afirma Hsieh.

SET eXPerience Live

A partir do dia 1º de dezembro, o SET eXPerience entra em sua fase final, a Live.

Serão três dias de imersão nos assuntos mais atuais e relevantes para o setor de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento. Tudo vai acontecer ao vivo com uma produção de extrema qualidade no que se refere ao formato, conteúdo e na importância dos speakers e keynotes.

Acesse a página da Live para conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente.