BBC NHU: “O ritmo da mudança é louco”

por Chris Forrester | IBC 365

Colin Jackson, produtor sênior de inovação da BBC Studios, e chefe de equipe na Unidade de História Natural de Bristol (NHU, em inglês), impressionou os congressistas no painel Inovação do planeta: uma vitrine de história natural da BBC Studios.

Durante a palestra no IBC 2019, ele mostrou imagens consideradas impressionantes de alguns dos sucessos recentes da BBC, como Planet Earth 2, Blue Planet 2, Dynasties e a mais recente produção Seven Worlds, One Planet.

As exibições estavam em UHD HDR, com imagens em alta resolução pelo fato de o conteúdo ser produzido em 6K e 8K.

Jackson disse que o ritmo da mudança tecnológica era simplesmente “louco”, mas todos os membros da equipe – incluindo a lista atual para cerca de 80 expedições espalhadas por 40 países – estavam comprometidos em impulsionar a inovação. “Oito anos atrás, filmamos na África com câmeras ENG em 720p e HD prontas. O Planet Earth 2, apenas três anos atrás, foi capturado em 6K, mas agora estamos filmando em 7.5 e 8K. O estilo de filmagem também mudou, com muito mais cenas cinematográficas. ”

Unidade de História natural da BBC no IBC 2019 | Créditos IBC 365

Maria Norman, chefe de produção da BBC Studios, NHU, disse que o lema era simples – elevar o nível de qualidade a cada produção. “Onde nos preparamos para filmagens de alta complexidade, tem muito mais opções hoje em termos de câmeras, mas precisamos estar cientes do impacto que cada um pode ter sobre fluxos de trabalho e orçamentos”.

Rachel Butler, produtora da unidade, disse que a pressão é considerável, principalmente porque o equipamento é caro. “E então, para piorar as coisas, eu a envio para a água!”, disse ela. “Nossas equipes de câmeras subaquáticas também se beneficiam de novas tecnologias, e os rebreathers de ar significam que eles podem ficar inativos de 3 a 6 horas por vez.”

A NHU está fazendo uso significativo de drones, de maneiras que seriam impensáveis ​​apenas alguns anos atrás. “Além do uso regular ao ar livre, nós os usamos em cavernas, à noite, sobre a água e temos equipes trabalhando hoje no Ártico russo, mas não sei dizer o que”, disse Jackson.

Agora, a BBC Studios está trabalhando no Frozen Planet II e no Planet Earth III, que serão lançados em 2021 e 2022, respectivamente.