AVOD é tendência global

Conteúdo Tela Viva

O AVOD (vídeo sob demanda bancado por publicidade) está apenas começando, mas é uma tendência global que se firmará como uma das principais modalidades de streaming de vídeo, sobretudo na América Latina. É o que disse Adriana Naves, head de Distribuição de Conteúdo da Roku na América Latina.

O country manager da Vix Brasil, Enor Paiano, concorda. Segundo ele, falta ainda educar o mercado anunciante sobre as vantagens da modalidade de vídeo. “Em inovação, primeiro o público abraça, as marcas vêm em seguida. O AVOD veio para ficar e vai ser o produto para massas, enquanto o SVOD (vídeo sob demanda por assinatura) para nichos”, disse o executivo do serviço da Univision/Televisa. “Num país onde a TV aberta é extremamente consumida, o caminho do AVOD é sem volta. Será a bola da vez muito em breve, o grande negócio do mercado em curtíssimo prazo”, previu Maurício Kotait, general manager, da ViacomCBS no Brasil, empresa responsável pelo serviço Pluto TV.

O AVOD a que se referem, vale destacar, é o modelo de conteúdo profissional e que passa por curadoria, diferente do modelo do YouTube, já estabelecido junto aos anunciantes. Para Guilherme Coelho, CEO da 01 Digital, distribuidora de conteúdos digitais e aplicativos de conteúdos como Galinha Pintadinha, a curadoria traz credibilidade tanto para anunciante, quanto o consumidor.”