Aumenta visibilidade internacional da tecnologia de radiodifusão brasileira em 2016

A SET, associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias, está encerrando 2016 com resultados positivos para o Brasil.

Com participações em eventos nos EUA, Índia, Japão, México, Holanda, Peru e Argentina, a entidade promoveu a valorização da tecnologia brasileira de radiodifusão em âmbito internacional e fortaleceu o SET Expo como maior evento dos setores de broadcast e novas mídias na América Latina. “Os resultados aparecerão ao longo do tempo. Mas o foco está na América Latina, devido a nossa proximidade”, avalia José Olímpio Franco, superintendente da SET.

Em abril, a SET foi um dos destaques da NAB Show, maior evento de broadcast do mundo, em Las Vegas (EUA) com estande e reuniões setoriais. Na ocasião, foi celebrada a 25ª. edição do tradicional “SET e Trinta”, um seminário de três dias, com 15 apresentações, que este ano teve entre seus destaques a palestra de Robert Seidel, então presidente da SMPTE (Society of Motion Picture and Televison Enginners), entidade centenária, responsável pela elaboração de normas e regulações para a indústria,  formação para os meios de comunicação, entretenimento e indústrias tecnológicas nos Estados Unidos.

No IBC 2016, feira global para profissionais envolvidos na criação, gestão e entrega de meios de transmissão e entretenimento, em Amsterdam, na Holanda, a equipe da SET realizou parcerias e agregou informações sobre tendências mundiais de novos negócios na indústria de broadcast.

América Latina – Na América Latina, a SET fortaleceu uma aliança de cooperação iniciada em 2015 e formalizada em agosto, durante o SET Expo, com estande e coordenação de um painel na grade do congresso no Caper Show, em outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Um mês antes, foi a vez de celebrar uma parceria com a Expotec, no Peru, e participar do Expotec Peru 2016, em Lima, também com estande e palestrantes brasileiros nos seminários.

Tecnologia nipo-brasileira – Os laços com o Japão, país de origem da tecnologia TV digital, adotada e aperfeiçoada pelo Brasil, atualmente reconhecida com a mais avançada do mundo, continuam com intenso intercâmbio tecnológico entre os dois países com a presença da SET na InterBEE, realizada em Tóquio, em novembro. “Nossa participação nesse evento reflete o excelente relacionamento que possuímos com a comunidade japonesa envolvendo MIC (Ministério de Assuntos Internos e  Comunicações do Japão), emissoras, entidades de produção de padrões e de P&D e fabricantes”, observa o superintendente.  Novos acordos –  A SET ainda avançou na Ásia e na América do Norte marcando presença no Broadcasting India 2016, em Mumbai, Índia, com um estande; e no Broadcast Mexico 2016, em Guadalajara, México, com estande e um painel, em novembro e outubro respectivamente.

 

Assessoria de Imprensa