ARRI expande a linha Orbiter com nova lente Fresnel

Novo acessório proporciona uma luz precisa, com sombra de um Fresnel cuja lente vem com um zoom de 15° a 65°.

A ARRI anunciou o lançamento da lente Fresnel para o Orbiter, ampliando a linha de óticas, tornando este refletor de LED de última geração, ainda mais versátil. Combinado com o Light Engine, ARRI Spectra de Orbiter, o sistema ótico de última geração, é perfeitamente adequado para aplicações cinematográficas, estúdios broadcast, além de teatros ou produções ao vivo. A lente Fresnel do Orbiter é um ótimo complemento para as óticas já existentes: aberto de 15°, 30° e 60°.

Criando um ponto de luz preciso com uma única sombra suave, a nova lente Fresnel do Orbiter proporciona um campo de luz verdadeiro de um Fresnel. A saída de luz do Orbiter com lente Fresnel é comparável ao L10 da ARRI e ao True Blue ST2/3 com lâmpada de tungstênio de 2000 W.

 

 

A característica de iluminação Fresnel, funciona melhor com uma grande abertura e uma ampla faixa de zoom. Apesar de sua grande abertura, o gabinete da lente Fresnel do Orbiter é compacto (aprox. 340 mm x 380 mm x 370 mm/13,4 pol x 15,0 pol x 14,6 pol) e leve (~ 4,5 kg / 9,5 lbs.). O diâmetro da lente de 285 mm (11,2 pol.) é igual ao do True Blue ST2/3 e do T5. A faixa de zoom é de 15° a 65°, totalmente motorizada e pode ser posicionada com precisão, enquanto é controlada localmente pelo painel de controle do Orbiter ou remotamente por DMX/RDM ou ainda, baseado em IP (ArtNet ou sACN).

Equipado com um display LED de status e um codificador de alta resolução, a lente Fresnel do Orbiter oferece informações facilmente acessíveis. A luz de fundo do display pode ser ajustada e as informações de status e o ângulo de zoom, estão disponíveis por meio dos metadados para necessidades de manutenção e pós-produção.

O exclusivo sistema Quick Lighting Mount (QLM) do Orbiter, permite que a lente Fresnel seja montada com segurança e rapidez. Os acessórios ARRI, como os barndoors de 4 e 8 folhas, podem ser instalados à nova lente Fresnel para permitir um corte de luz perfeito. As gelatinas físicas também podem ser usadas, além das mais de 300 gelatinas pré-programadas disponíveis para o Orbiter.

Por Fernando Moura, em São Paulo