Amazonas Nexus lançado com êxito

O novo satélite da Hispasat foi lançado pelo foguete Falcon 9 da empresa SpaceX que partiu desde a estação da Força Espacial de Cabo Canaveral nos Estados Unidos.

O Amazonas Nexus foi lançado com êxito nesta segunda-feira (6). O veículo que o colocou em sua órbita de transferência é o Falcon 9 da empresa SpaceX. Entretanto, o satélite se dirigirá para a órbita geoestacionária em um trajeto que durará mais de seis meses. Uma vez neste ponto, durante várias semanas, serão realizados vários testes estabelecidos para verificar seu correto funcionamento e, depois disso, será situado em sua posição orbital definitiva em 61º Oeste, onde substituirá e ampliará a capacidade do Amazonas 2.

 

A empresa afirma que “com esta operação, a Hispasat torna-se o primeiro operador de satélite no mundo a compensar a pegada de carbono de todo o processo de lançamento. Esta ação será realizada por meio da espécie Sylvestris e integra o compromisso de sustentabilidade assumido pelo Grupo Redeia em todas suas atividades”.

O Amazonas Nexus cobrirá todo o continente americano, Groenlândia e os corredores norte e sul do Atlântico, e estará focado em serviços de conectividade em regiões remotas e em ambientes de mobilidade aérea e marítima. “Este satélite representa uma nova era para os serviços prestados pela Hispasat, pois contará com um Processador Digital Transparente (PDT) de última geração, que lhe permitirá aumentar sua flexibilidade geográfica em caso de mudanças nos cenários comerciais inicialmente previstos”, afirma a empresa e reforça que  “estabeleceu vários acordos comerciais para o arrendamento de capacidade a longo prazo do Amazonas Nexus com operadoras e prestadores de serviço nas esferas governamental, bem como da conectividade para o setor da aviação e em zonas remotas”.

Por Fernando Moura, em São Paulo