MWC 2023: 6G, Open Gateway e IOT dominam feira de Barcelona

Revista da SET marca presença na GSMA MWC Barcelona 2023, o maior e mais influente evento de conectividade do mundo, que abriu as suas portas na Fira Gran Via em Barcelona, Espanha, nesta segunda-feira, 27 de fevereiro.

O GSMA MWC Barcelona 2023, organizado pela GSMA (Global System for Mobile Communications), reúne representantes do ecossistema móvel global e indústrias adjacentes para fazer networking, fazer negócios e aprender sobre o futuro da conectividade, e destaca as principais novidades da área das telcos na capital da Catalunha, na Espanha.Nesta edição, o MWC tem como temas centrais 5G, 6G, tecnologias imersivas e FinTech – e seus impactos futuros. Em 2022, o evento recebeu mais de 61.000 participantes de quase 200 países, e na edição 2023 espera superar esses números. A feira e congresso permaneceram abertos até a próxima quinta-feira, 2 de março.

Na cerimônia de abertura realizada na manhã desta segunda-feira (27), MatsGranryd, diretor Geral da GSMA, afirmou que o participante do MWC 2023 precisa, “colocar o seu chapéu de explorador e deixar a sua imaginação correr solta com todas as possibilidades que temos pela frente. Seja você uma operadora móvel, uma start-up, um grande gerador de tráfego ou um órgão do setor público, nunca houve um momento mais emocionante e gratificante para se envolver neste setor”.

Entretanto, José María Álvarez-Pallete, Presidente do Conselho da GSMA e Presidente e CEO da Telefónica, afirmou que “vivemos tempos extraordinários, nos quais a tecnologia digital é a base que sustenta a economia e nossa sociedade. Por mais de 30 anos, a indústria móvel tem estado na vanguarda da inovação. Ao longo do MWC, o visitante ouvirá anúncios e verá inovações de classe mundial, todas demonstrando como continuaremos essa jornada e provaremos ser um catalisador para tecnologias imersivas como o metaverso e a Web 3.0 para atingir seu potencial”.

GSMA Open Gateway

Entre os destaquesda edição 2023, está o lançamento por parte da GSMA de uma nova iniciativa, a GSMA Open Gateway, que conta com o apoio de 21 operadoras móveis globais. O Open Gateway é uma estrutura de Interfaces Programáveis ​​de Aplicativos (framework de ApplicationProgrammable Interfaces – APIs) projetada para fornecer aos desenvolvedores acesso universal às redes das operadoras.

A reportagem da Revista da SET que se encontra em Barcelona apurou que essas 21 operadoras fornecem cobertura para quase quatro (4) bilhões de pessoas (aproximadamente o 50% da população mundial e mais do 70% com acesso a redes), o que permitiria criar uma padronização que ajudaria na orquestração e interconexão de redes de telecomunicações. Uma vez interconectado, os desenvolvedores de redes poderiam utilizar um “único ponto de acesso Global a todas as redes”, tornando as redes uma espécie de “super-computador” formado por todas as infraestruturas de banda larga sendo processadas na nuvem, explicou MatsGranryd.

Pavilhão Brasil e presença brasileira em Barcelona

O Brasil está presente no MWC 2023, pelo 12° ano consecutivo,  com um pavilhão liderado por Jéssica dias, Gerente de Projetos Internacionais da Softex que junto com a Apex Brasil organizam a participação brasileira. Jéssica disse à reportagem que são 20 empresas e startups que compõem a delegação brasileira presente no Mobile World Congress: Agile; Argotechno; Cesar; Click Alert; Diagnext; Digivox; Evo Systems; Ilegra; I. M. Tecnologia; Instituto Eldorado; Knowcode; Kymo; MC1; Positivo; Pulsus; Real2U; Stefanini; Trackage; Venko e W5.

A participação nacional é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Em entrevista à Revista da SET, Fabio Acquati, diretor de Tecnologia e Inovação da NGN Telecom, disse que a integradora de sistemas e soluções brasileira trabalha desde a sua criação, entre outras coisas, na otimização de redes móveis, e no vídeo “trabalhando na convergência entre os dois mundos. Viemos a Barcelona porque achamos que era o momento de entender, principalmente, as soluções de conectividade que existem para o mundo de TV, com ênfase na otimização de rede. Assim, entender como o 5G, que já é uma realidade, pode ser trabalhado no Brasil”.

Acquati disse à reportagem que a ideia é trabalhar “com soluções que ajudem no dia a dia dos clientes seja mais fácil utilizando funcionalidades que permitam que os clientes tenham como saber que rede esta funcionando para trafegar vídeo e possa buscar de ante-mão como está a cobertura 5G e se vai atender a necessidade de banda de upload e até consiga comparar ofertas”.

 

Satélites

Ricardo La Guardia, VP de Vendas para América Latina de Intelsat, e Gerry Collins, diretor de Desenvolvimento de Networks de Intelsat, afirmaram que o negócio está mudando e que, cada vez mais, as aplicações one-single-networks para mobilidade estão crescendo, oferecendo opções para aviões, veículos, mídia, e que o serviço global de satélite, cada vez, é mais importante para complementar a conectividade do celular gerando a possibilidade de criar soluções para mais locais.

Na feira um dos destaques da Intelsat é a plataforma FlexEnterprise, um serviço de conectividade de nível empresarial pronto para implantação que integra as redes terrestres e de satélite para estender a Internet, nuvem e redes privadas. “A infraestrutura global do FlexEnterprise é gerenciada pela Intelsat, o que elimina a necessidade dos clientes manterem sua própria infraestrutura”, já que a plataforma permite às operadoras de rede móvel oferecer serviços similares às redes terrestres, independentemente da localização geográfica. Por exemplo, os clientes industriais de IoT podem conectar dispositivos em locais de difícil acesso, como para controlar turbinas eólicas offshore ou no topo de montanhas ou avaliar riscos de inundação monitorando os níveis de água em locais remotos.

Por outro lado, a SES voltou ao MWC após dois anos de ausência, onde está apresentando os serviços O3b mPOWER de alto desempenho. Os executivos da empresa luxemburguesa afirmaram à reportagem que “quando o desempenho é mais importante, os serviços O3b mPOWER oferecem uma experiência do cliente que nenhum outro sistema pode igualar. Com a melhor taxa de transferência do setor, baixa latência previsível e confiabilidade de serviço, o O3b mPOWER oferece o desempenho necessário para encantar seus clientes, diferenciar seus serviços e expandir para novos mercados com confiança”.

No estande da SES há a demonstração de RV no qual os visitantes podem ver o funcionamento do 3b mPower VR e ver como é possível “otimizar a dimensão de rede para atingir novos limites de desempenho e oferecer uma experiência que nenhum outro serviço pode igualar”, além de demonstração ao vivo com um link de satélite ao vivo que oferece serviço gratuito de Internet Wi-Fi, jogos on-line e conteúdo de transmissão ao vivo.

5G

Ateme apresenta a solução de streaming 5G que agora se integra à infraestrutura AWS Wavelength 5G Mobile da Amazon Web Services após ser testada “com sucesso em uma zona de comprimento de onda dentro da rede de uma operadora de nível um”.

Christophe Burnidat, diretor de tecnologia e Standards da Ateme, disse à reportagem que esta é uma implantação líder do setor de uma plataforma completa de streaming e monetização 5G, incluindo codificação, empacotamento, CDN e inserção dinâmica de anúncios (Dynamic ad insertion-DAI) em uma arquitetura 5G MEC, que “permite que os provedores de serviços reduzam custos otimizando seu tráfego de rede, enquanto aproveitam novas possibilidades de monetização, como publicidade direcionada durante eventos esportivos ao vivo, graças ao DAI de baixa latência. Ele também permite que os provedores de serviços e conteúdo ofereçam experiências imersivas e interativas de alta qualidade e baixa latência”.

 

Na próxima Revista da SET apresentaremos toda a cobertura do MWC 2023

Fotos e reportagem: Fernando Lopez Cisneros em Barcelona
Texto: Fernando Moura, em São Paulo