ALEXA 35, nova câmera 4K Super 35 da ARRI

Empresa alemã lança dispositivo com 17 stops de alcance dinâmico, “Alto ISO” de até 6400 e Modo de Sensibilidade Aprimorado, além de REVEAL Color Science, e maior controle criativo através das texturas da ARRI e ampla variedade de lentes.

Foto: Divulgação

A ALEXA 35 da ARRI é uma câmera 4K Super 35 com um novo sensor que “é a evolução dos sensores utilizados na família ALEXA, entregando 2.5 stops a mais de latitude, melhor desempenho em pouca luz e cores mais ricas. A nova ciência de cor da câmera, aproveita ao máximo a qualidade de imagem do sensor, enquanto as texturas de imagem integradas da ARRI, aprimoram ainda mais a criatividade da câmera. A facilidade de operação, a qualidade da construção robusta e os novos acessórios, completam a plataforma ALEXA 35”, explica a empresa em comunicado.

Ela chega ao mercado com maior alcance dinâmico, contraste e sensibilidade, já que conta com 17 stops de alcance dinâmico (latitude de exposição). “Ter 1,5 stops a mais nas altas luzes e 1 stop a mais nas sombras comparado com as câmeras ALEXA anteriores, mantendo o degradê suave e natural das altas luzes, semelhante ao filme, será importante para os diretores de fotografia”, explica a empresa.

Os executivos da ARRI disseram à reportagem que a câmera possui um sofisticado projeto que “evita a luz indesejada chegar ao sensor, onde garante que toda a faixa de contraste e as características de cada lente sejam capturadas pelo sensor. Juntos, o aumento da latitude e o controle da luz

indesejada, facilitam lidar com quaisquer condições de iluminação no set, aumentando a flexibilidade na pós e fornecendo a melhor fonte para projetos HDR (High Dynamic Range).

Com configurações de baixo ruído e sensibilidade variando de EI 160 a EI 6400, “a ALEXA 35 é uma câmera de “Alto ISO”. Um Modo de Sensibilidade Aprimorado opcional, pode ser aplicado a configurações entre EI 2560 e EI 6400, produzindo uma imagem ainda mais limpa com pouca luz. Essa sensibilidade excepcional, combinada com a latitude mais ampla e a supressão de luz indesejada, permite que a ALEXA 35 capture as nuances mais delicadas de luz e sombra em situações jamais captadas”.

Foto: Divulgação

REVEAL Color Science

A câmera trás uma nova tecnologia, que segundo foi explicado, foi desenvolvida após as conversas da ARRI com diretores de fotografia que fez que se realize uma “revisão cuidadosa do pipeline de imagens, que levaram a melhorias significativas na qualidade da imagem e um workflow mais rápido e fácil. O REVEAL Color Science, é o nome para um conjunto de novas etapas de processamento de imagem usadas internamente pela ALEXA 35 e também disponível por meio de ferramentas de pós-produção de outras empresas para processamento do ARRIRAW. Ele inclui um algoritmo de debayering aprimorado para uma composição mais limpa, um novo mecanismo de cor para reprodução de cores mais precisa, um novo espaço de cores de wide gamut para correções mais rápidas, nova codificação LogC4 para conter uma latitude aumentada e novos LUTs LogC4 (Look Up Tables), para uma melhor fidelidade de cor.

Enquanto traz o melhor do novo sensor da ALEXA 35, o REVEAL Color Science também é compatível com outras câmeras. As imagens ARRIRAW capturadas pelas câmeras ALEXA LF e Mini LF podem ser processadas com o REVEAL Color Science, obtendo muitas de suas vantagens. Isso significa que a ALEXA 35 e as câmeras de grande formato da ARRI, podem ser combinadas no set e podem compartilhar LUTs LogC4 na pós.

Controle criativo aprimorado

Com seu sensor 4K nativo Super 35 4:3, a ALEXA 35 pode ser usada com uma enorme variedade de lentes existentes, sejam modernas ou vintage, anamórficas ou esféricas, Super 35 ou Full Frame. Os diretores de fotografia que desejam filmar com câmeras ARRI e precisam cumprir a exigência de 4K, agora têm uma escolha de lentes muito maior.

A nova seleção de texturas chamada de ARRI Textures é um recurso, que permite que os diretores de fotografia alterem a maneira como câmera grava imagens. “Até agora, as câmeras ALEXA foram pré-programadas com uma textura padrão que determina a quantidade e a característica do grão na imagem e a quantidade de contraste em diferentes níveis de detalhes, percebidos pelo espectador como nitidez. Pela primeira vez, a ALEXA 35 oferece a opção de escolher a partir de um menu de texturas da ARRI, bem como selecionar um tipo de filme”.

Foto: Divulgação

Tamanho e nova linha de acessórios

Finalmente, a ALEXA 35 é a menor câmera da ARRI com todos os recursos jamais vistos anteriormente. No menu, suporte para os cartões da Codex de 1 TB e 2 TB (Compact Drives) e o visor MVF-2, agora com HDR. A operação rápida e fácil é por meio de uma nova tela do lado esquerdo, Advanced Color Match, capacidade de pré-gravação (pre-recording) e uma série de melhorias, como botões de usuário adicionais. Um total de 19 formatos de gravação, incorporando downsampling integrado na câmera e descompressão anamórfica (de-squeezing), permitem que “as produções otimizem a taxa de transferência de dados, resolução e outros parâmetros, com base em suas necessidades individuais. Realidade mista e produções virtuais, se beneficiarão da capacidade da câmera de gravar metadados de lente em todos os padrões comuns e produzir metadados de streaming em tempo real para o plug-in de metadados Live Link da ARRI para o Unreal Engine”.

Por Fernando Moura, em São Paulo