AIR lança campanha para desbloqueio do chip FM no celular

AESP

A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) lançou, na quarta-feira (14), a segunda etapa da campanha “La Radio va contigo sempre” (“O Rádio vai sempre com você”, em tradução livre), que promove o rádio FM gratuito nos celulares. Três spots foram produzidos em espanhol para que as emissoras associadas da AIR façam a divulgação da campanha em seus países. Os spots informam sobre a capacidade que a maioria dos celulares tem para captar o sinal do rádio FM de forma livre e gratuita, sem a necessidade de recorrer a dados móveis.

A intensificação da campanha para liberação do chip FM no celular foi aprovada em reunião do Conselho Diretor da AIR, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia, nos dias 1º e 2 de novembro. O desbloqueio do dispositivo segue uma tendência mundial. No México e na Argentina, medidas administrativas adotadas impedem o bloqueio do chip FM.

No Brasil, está em tramitação no Congresso Nacional, o projeto de lei (PL 8438/17), de autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR), que obriga a inserção e habilitação do dispositivo em todos os celulares fabricados no país. A liberação do chip FM é uma prioridade da ABERT, que tem atuado junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, para que o projeto seja aprovado em definitivo.

“A população brasileira, em especial a de baixa renda, não pode depender de internet para ter acesso à programação do rádio FM no celular. O desbloqueio do chip não aumentará o preço do aparelho e será um grande aliado da população, principalmente em situações de emergência e catástrofes diversas”, afirma Paulo Tonet Camargo, presidente da ABERT.