Adaptador de interface de rádio ARRI RIA-1 expande a funcionalidade do ecossistema Hi-5

Equipamento oferece suporte aos módulos de rádio intercambiáveis ​​da ARRI, dando maior alcance, mais canais e melhor conectividade. E agora, funciona como um receptor, transmissor ou controlador de motor para controle de câmera e lente.

Anunciado originalmente como parte do ecossistema em evolução em torno da unidade manual ARRI Hi‑5, o adaptador de interface de rádio RIA‑1 agora está disponível. Ele é compacto e de construção sólida, funcionando como “um hub excepcionalmente versátil para inúmeras configurações de gravação diferentes. Ao oferecer suporte aos módulos de rádio trocáveis ​​da ARRI, ele facilita o controle sem fio da câmera e da lente em qualquer situação”, afirma a empresa alemã em comunicado.

Foto: ARRI RIA-1

Lançado em 2021, o Hi‑5 é a unidade manual de quinta geração da ARRI que oferece o conjunto de recursos sofisticados. “Ele permite que os usuários selecionem diferentes módulos de rádio para diferentes ambientes, minimizando assim a interferência e maximizando a força do sinal. A ARRI projetou o sistema em torno de três opções de módulos de rádio: o RF-EMIP, o RF-2400 e o futuro RF-900. Os três módulos de rádio são de próxima geração em design e desempenho, oferecendo maior alcance, mais canais e melhor conectividade. O RF-EMIP e o RF-2400 são certificados globalmente, enquanto o RF-900 estará disponível apenas nos EUA e Canadá. Como os módulos são intercambiáveis, a ARRI poderá desenvolver outros módulos quando necessário, tornando o sistema à prova de futuro”.

O RIA-1 suporta os mesmos três módulos de rádio e possui uma interface de usuário simples com quatro conectores, uma porta USB-C para atualizações de firmware, um botão giratório e um display para configurar a região, modo de operação e canais de rádio. Como um controlador de motor montado em câmera, é a menor unidade já fabricada pela ARRI. Uma porta CAM facilita o início/parada/contagem e o controle da câmera, e duas portas LBUS oferecem flexibilidade ao conectar dispositivos como motores cforce, ARRI Master Grips ou OCU‑1. Dependendo do módulo de rádio, até três unidades manuais podem ser conectadas sem fio para operação de foco dividido, íris e zoom, e dados completos da lente são fornecidos quando usados ​​com as unidades manuais ARRI Hi‑5 ou WCU‑4.