ABERT realiza encontro setorial em Madri

Entidade realizou na capital espanhola o I Seminário Ibero-Brasileño de Radio y Televisión.

Mais de cem empresários de rádio e TV, representantes de associações estaduais de radiodifusão, autoridades políticas e renomadas personalidades do Brasil e da Espanha participaram, na segunda-feira (4), do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, em Madri (Espanha) realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERY) na Casa de América, no centro da capital espanhola.

1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión / Foto: Divulgação

O evento promovido pela ABERT debateu a competição na indústria de mídia e a necessidade de regras simétricas no enquadramento legal das gigantes de tecnologia que atuam como veículos de comunicação no setor de produção e distribuição de conteúdo, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas big techs, a chegada da Inteligência Artificial, a responsabilização das plataformas digitais pela divulgação de notícias falsas na Internet e as novas regras da União Europeia que regulamentam os serviços digitais.

A abertura do encontro teve a participação do presidente do Senado Nacional, Rodrigo Pacheco, que destacou a importância de uma imprensa livre. “Quero aqui afirmar o quão evoluída é nossa comunicação através do rádio e da televisão. No que toca à legislação, temos que dizer e invocar a primeira razão de ser dessa discussão: a nossa Constituição Federal, quando destaca a liberdade de manifestação, a liberdade de imprensa, a liberdade dos meios de comunicação, a liberdade jornalística, mas, ao mesmo tempo, estabelece e impõe uma série de critérios, de regras, para aqueles que fazem a manifestação e comunicação”, afirmou Pacheco. Já a presidente do Congresso dos Deputados da Espanha, Francina Armengol, ressaltou que “sem jornalismo, sem meios de comunicação livres, sem sociedades plurais e bem informadas não há democracia. Cuidar deste ambiente e da mídia é, portanto, uma necessidade social”.

Ao dar as boas-vindas, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, lembrou que o evento é uma troca de experiências que fortalecerá o setor e mencionou a necessidade de responsabilização das empresas de tecnologia pelos conteúdos divulgados na internet “em especial quando se verificar a veiculação de notícias falsas ou informações direcionadas e impulsionadas eletronicamente, com fins lucrativos”.

“A competitividade da radiodifusão no atual ambiente de convergência tecnológica e a disputa de setores distintos pelo mercado de produção e divulgação de conteúdo, tema central deste nosso Seminário, têm merecido toda a atenção da ABERT. É preciso que as empresas de tecnologia, as plataformas digitais, que exercem grande influência sobre o conteúdo midiático à disposição da população, observem regras mais simétricas em relação ao setor de mídia”, disse Lara Resende.

 

No painel “O novo cenário de competição na indústria de mídia: assimetrias, marco regulatório das big techs e outras iniciativas”, os palestrantes defenderam que, embora os países estejam enfrentando os desafios da falta de regulação, há um caminho sendo percorrido para sanar os problemas gerados.

Para o diretor geral da Associação Espanhola de Rádio Comercial (AERC), Julián Velasco, o rádio passa por um momento histórico na Espanha. “Estamos próximos de completar cem anos e com recorde nos últimos 27 anos. Isso porque o rádio tem credibilidade e está comprometido com sua audiência no dia a dia. Aqui estamos para tentar ajudar tanto os diferentes legisladores quanto os diferentes meios de comunicação para que a credibilidade de nossas mensagens e a confiança que depositam em nós continuem existindo”.

Também o diretor do Grupo Marca, Juan Ignacio Gallardo, afirmou que a regulação lenta e as grandes plataformas colocam os meios de comunicação em uma situação delicada, pois afetam diretamente o conteúdo produzido. Durante sua apresentação, o ex-conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto à União Europeia, Ricardo Castanheira, afirmou que “passos importantes foram dados nos últimos anos na Europa e alguns ainda deverão ser dados”. O painel teve a mediação do conselheiro da ABERT, ex-presidente da SET e diretor de Tecnologia e Operações do SBT, Roberto Franco.

Roberto Franco, ex-presidente da SET participou ativamente do encontro em Madri / Foto: Divulgação

Também a diretora geral adjunta da Organização de Serviços de Comunicação Audiovisual da Secretaria de Telecomunicações do Governo espanhol, Cristina Morales Puerta, enfatizou que “a situação que temos nesse momento no ambiente digital é um desafio aos reguladores, fundamentalmente pela vertiginosa velocidade com que tudo avança e é impossível que a regulação se adapte a essa mesma velocidade”.

O diretor de Assuntos Regulatórios e Relações Institucionais da Atresmedia, Miguel Langle, parabenizou o evento e ressaltou a importância dos assuntos discutidos porque “colocaram sobre a mesa um problema fundamental e muito complexo, mas é um problema fundamental para as democracias e para toda a sociedade”.

Na palestra sobre “A colaboração público-privada entre Brasil e Espanha”, o conselheiro e chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Madri, Flávio Campestrin Bettarello, destacou que a Espanha é o segundo país que mais faz negócios com o Brasil e que empresas espanholas estão integradas ao dia a dia do brasileiro, que vão desde administradoras de aeroportos às subsidiárias de energia, passando por seguradoras e bancos.

A diretora da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), Berta Fuertes Ferragut, ressaltou que seminários como este realizado em Madri são pontos de início de discussão e que a colaboração transversal é essencial, unindo embaixadas, entidades, associação e meios de comunicação.

Para o diretor geral da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (FUNCEX), Higor Ferro Esteves, “quando falamos de internacionalização, a gente acredita que os negócios se fazem através da relação, do convívio e da confiança. Por meio da ABERT, conseguimos colocar para o mundo a cultura brasileira, as nossas origens e nossa identidade. A ABERT é hoje um canal da cultura brasileira para o mundo”.

  • Fonte: ABERT