• PT
  • EN

Stargate Studios cria ambientes virtuais em tempo real

Sam Nicholson utiliza produtos Blackmagic Design na criação do “ThruView”, um sistema de produção virtual em tempo real patenteado de última geração

A Blackmagic Design anunciou  que o premiado criador de efeitos visuais Sam Nicholson A.S.C., fundador do Stargate, originalmente desenvolveu o conceito de composição em tempo real no início dos anos 2000, quando as produções foram interrompidas devido aos atentados de 11 de setembro. “Os programas de TV baseados em lugares remotos de repente ficaram impossibilitados de viajar para as suas respectivas locações”, disse Nicholson. “Então, a pergunta era, poderíamos de maneira convincente colocar ‘ER’ em Chicago, ‘CSI’ e ‘Betty, a Feia’ em Nova Iorque e ‘Grey’s Anatomy’ em Seattle, sem sair de Los Angeles?”

Usando um design de produção inteligente, filmagens extensivas das cenas de fundo e uma boa quantidade de tela verde no set, a equipe de Nicholson conseguiu converter todos as séries da empresa em produções virtuais. “Criamos o Stargate Virtual Backlot, filmando planos de fundo com cidades do mundo todo em 360º,” disse Nicholson. Com mais de 300.000 clipes, o Virtual Backlot do Stargate Studios se tornou a maior biblioteca de ambientes virtuais e expansão de cenários do mundo.

Mas a solução não era perfeita. Usar tela verde no set não era o ideal, com diretores e atores se sentindo limitados, trabalhando apenas contra o verde, sem nada para interagir. Os diretores de fotografia também acharam difícil combinar a iluminação com fundos que não podiam enxergar. Adicione a isso o aumento do tempo e do custo da composição de cenas na pós-produção, e Nicholson sabia que deveria existir um jeito melhor. Ele começou a questionar: ‘Poderíamos alcançar o que estávamos fazendo na pós-produção em tempo real? Conseguiríamos obter pixels finalizados no set?”.

A equipe de Nicholson colocou sua pesquisa em prática e a aproveitou na sua próxima produção, a nova série da HBO ‘Run’. O programa exigia que os personagens viajassem pelos Estados Unidos a bordo de um trem, mas a produção nunca teve a intenção de sair de Toronto. “Durante a pré-produção, provamos que com várias placas Blackmagic Design DeckLink 8K Pro poderíamos transmitir 10 fluxos simultâneos de imagens 8K ao motor gráfico Epic Unreal para reprodução em tempo real em 40 monitores 4K em um trem cenográfico de 45 metros.”

Utilizando uma ferramenta personalizada de rastreamento e iluminação desenvolvida na própria empresa, o sistema foi capaz de entregar uma imagem em movimento fotorealista, exibida através das janelas do trem, com a iluminação animada para combinar com a cena de fundo, rastreada e composta com o plano de imagem em tempo real. “Produzimos a série inteira com esse sistema que agora chamamos de ‘ThruView’.”

O sistema “ThruView” conta com uma série de tecnologias novas que estão finalmente se transformando em ferramentas robustas e confiáveis, tanto exclusivas quanto disponíveis no mercado. “Desenvolvemos um rastreamento de câmera sem fio e alvo pré-definido no Stargate, bem como um sistema de iluminação RGBW DMX mapeado por pixels. Ferramentas para a captura de imagens 8K agora são viáveis graças à reprodução 8K da Blackmagic Design e a correção de cores no set com DaVinci Resolve Studio”, disse Nicholson. Os monitores 4K acessíveis, painéis LED modulares cada vez mais nítidos, processadores gráficos NVIDIA acelerados por GPU e o motor gráfico Unreal 4 da Epic se unem às ferramentas Blackmagic Design para tornar o ThruView uma realidade para o Stargate. “O desafio é unir todas essas tecnologias e torná-las confiáveis e duráveis o suficiente para as pressões da produção de ação real multicâmera ao vivo.”

“A equipe do Stargate ThruView empregou três sistemas DaVinci Resolve Studio simultaneamente no set de ‘Run’”, disse Nicholson. “Contamos com várias estações DaVinci Resolve para coordenar todos os nossos ativos para reprodução no set. As amplas capacidades de correção de cores em tempo real do DaVinci Resolve, assim como as ferramentas editoriais e os efeitos Fusion, foram essenciais para manipular uma grande quantidade de imagens de alta resolução no ritmo acelerado de um set de ação real.”