• PT
  • EN

Plataforma de EAD no Ibape

Ibape-SP Conecta transforma a maneira de compartilhar conhecimento técnico e atualizar profissionais das áreas de arquitetura e engenharia

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape/SP) anunciou que entrou de vez na era digital com a plataforma de Ensino a Distância (EAD) Ibape-SP Conecta, pioneira entre os Ibapes do Brasil e “que muda por completo a forma de compartilhar conhecimento e visão estratégia com as classes de engenharia e arquitetura”.
O Instituto afirma em comunicado que “a pandemia acelerou o processo, mas esta já era uma ação estudada pelo Instituto há algum tempo. A grade regular, totalmente direcionada para a sede em São Paulo, deve continuar quando a situação do país e do mundo for normalizada, mas o EAD traz o que o físico limita, que são mais opções de tempo, espaço e formato, já que os alunos poderão acompanhar os conteúdos até por celular”.
“Estamos em um cenário desafiador e por isso decidimos lançar a plataforma de cursos EAD do Ibape – São Paulo, para que mesmo à distância possamos trazer conhecimento qualificado aos profissionais avaliadores e peritos de engenharia,” destacou o Engenheiro, Civil Paulo Palmieri Magri, diretor Cultural do Ibape/SP.
O Ibape-SP não é um centro de formação, mas de atualização técnica. Por isso, a inovação do Ibape-SP Conecta está em oferecer para engenheiros, arquitetos e, eventualmente, outros públicos, o que os cursos regulares que já existem on-line não conseguem por conta da carga básica tradicional pesada. O objetivo é oferecer capacitação técnica, rápida, em temas e áreas que conversam diretamente com as necessidades atuais e com extrema qualidade.
A plataforma também vai de encontro às transformações tecnológicas do ensino. De acordo com o último levantamento da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), o número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância teve um crescimento de 17% passando de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018. No caso do Ibape-SP, os conteúdos serão potencializados com recursos multimídia, mas balizados pelos mais de 40 anos de tradição e experiência da entidade.
Serão disponibilizados inicialmente 17 cursos, abordando temas já são tratados na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Avaliação de glebas urbanizáveis”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.

Mais informações em www.ibape-sp.org.br