Sony anuncia smartphone com câmera Cine Alta e Dolby Atmos

Xperia 1 é o primeiro smartphone com tecnologia de resolução OLED 4K HDR e proporção de tela 21:9 CinemaWide

Apresentação do Xperia 1 no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, Espanha / Foto: Divulgação

A Sony Mobile na abertura do Mobile World Congress 2019 que se realiza em Barcelona, Espanha, o lançamento do Xperia 1, o primeiro no mundo com a tecnologia de resolução OLED 4K HDR, proporção de tela 21:9 CinemaWide (6,5”) e Eye AF (Foco Automático) em uma câmera com lente tripla.

“Trabalhamos em uma renovação da marca Xperia™ para levar aos nossos consumidores uma experiência além da imaginação”, diz Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile no Brasil.

O smartphone traz ainda outros recursos, como a nova função de gravação Cinema Pro “Powered by CineAlta”, que permite a captura de imagens com qualidade de cinema; e o Dolby Atmos, que proporciona uma experiência de áudio multidimensional de tirar o fôlego.

Com resolução OLED 4KR HDR e proporção de tela 21:9 CinemaWide (6,5”), o Xperia 1 permite ao consumidor assistir a filmes em formato original na palma da mão. A novidade oferece uma taxa de proporção cinematográfica e uma reprodução de cores precisa, proporcionando uma experiência de visualização similar a de cinema, afirma a empresa nipônica.

A mesma tecnologia da TV BRAVIA da Sony é utilizada no X1, que conta com remasterização HDR (High Dynamic Range) “para garantir maior contraste, cor e clareza aos conteúdos. Tem gradação tonal de 10 bits, que oferece uma infinidade de cores, níveis profundos do preto e tonalidades mais naturais”.

Inspirado na mesma tecnologia usada nas principais produções de Hollywood, o novo modo Creator proporcionará ao consumidor uma precisão de cores sem precedentes, para dar vida ao conteúdo exatamente como ele foi imaginado.

Som multidimensional Dolby Atmos

Apresentação em Barcelona, Espanha / Foto: Divulgação

A nova experiência visual fica ainda mais completa com o som multidimensional Dolby Atmos, “que transporta o consumidor para dentro da história com um realismo único. O ajuste do som foi desenvolvido em colaboração com a Sony Pictures Entertainment, para garantir que a experiência no smartphone seja fiel ao conteúdo exibido nas grandes telas”.

Quando usada para os games, a tela em proporção 21:9 promove uma visão ampla, profunda e irrestrita do jogo, enquanto o “Game Enhancer” otimiza o desempenho, bloqueia notificações indesejadas, permite a gravação de jogadas e a visualização de dicas on-line.

Câmera tripla com recurso Cinema Pro

O Xperia 1 traz ainda recursos que permitem a captura de fotos com qualidade profissional. O smartphone possui câmera avançada com lente tripla de 12 MP, que opera em qualquer situação independente das condições de iluminação: 16 mm para grandes paisagens, lente versátil de 26mm e uma teleobjetiva de 52mm (equivalente a 35mm).

Usando a tecnologia do processador BIONZ X, “o novo smartphone de Sony é o primeiro no mundo que oferece Eye AF (Autofoco) com precisão e disparo burst contínuo com rastreamento AF/AE de até 10 FPS. A captura de imagens com pouca luz fica melhor com a lente F1.6 e o sensor de imagem Dual Photo Diode de 1,4 μm evita borrões, mesmo com objetos em movimento, enquanto o formato Raw reduz ruído e aumenta a nitidez das fotos”, afirma o comunicado.

Já o recurso Cinema Pro permite captar “fotos com qualidade cinematográfica e aplicar predefinições de cores baseadas nas expressões capturadas. São oito expressões diferentes para transformar os cliques em histórias cinematográficas, que podem ser gravados em resolução 4K HDR a 24 quadros por segundo na proporção de tela 21:9”.

 

Por Fernando Moura, em São Paulo