SET representada no novo Conselho de Comunicação Social

Valderez Donzelli e Olimpio Franco, membros destacados da SET, foram nomeados pelo Congresso Nacional para integrar o Conselho por serem engenheiros com notórios conhecimentos na área de comunicação social

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira, (03/03) os nomes indicados para o Conselho de Comunicação Social, composto por 13 titulares e 13 suplentes para um mandato de dois anos e a SET tem destaque na comissão. No quesito “engenheiro com notórios conhecimentos na área de comunicação social”, foram escolhidos como membro titular, Valderez de Almeida Donzelli, membro do Conselho Deliberativo da entidade, e como suplente, Olimpio José Franco, superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET

O Conselho está previsto na Constituição e é um órgão auxiliar do Congresso Nacional. Entre as suas atribuições, está a de realizar estudos, pareceres e outras solicitações encaminhadas pelos parlamentares sobre liberdade de expressão, monopólio e oligopólio dos meios de comunicação e sobre a programação das emissoras de rádio e TV.

Os integrantes do conselho são eleitos por senadores e deputados federais, a partir de sugestões de entidades representativas dos setores da comunicação social e da sociedade civil, em sessão conjunta do Congresso Nacional. A votação é por maioria simples, com a chapa composta pelos nomes sugeridos pelas entidades.

Composição com os nomes aprovados para compor o conselho:

Representante das empresas de rádio:

Titular: Flavio Lara Resende | Suplente – Guliver Augusto Leão

Representante das empresas de televisão:

Titular: João Camilo Júnior | Suplente – Juliana dos Santos Noronha

Representante de empresas da imprensa escrita:

Titular: Ricardo Bulhões Pedreira | Suplente – Juliana Toscano Machado

Engenheiro com notórios conhecimentos na área de comunicação social:

Titular: Valderez de Almeida Donzelli | Suplente – Olimpio José Franco

Representante da categoria profissional dos jornalistas:

Titular – Maria José Braga | Suplente – Elisabeth Villela da Costa

Representante da categoria profissional dos radialistas:

Titular – José Antonio de Jesus da Silva | Suplente – Edwilson da Silva

Representante da categoria profissional dos artistas:

Titular – Zezé Motta | Suplente – Fabio Almeida Mateus

Representante das categorias profissionais de cinema e vídeo:

Titular – Sonia Santana | Suplente – Luiz Antonio Gerace

Representantes da sociedade civil:

Titulares – Miguel Matos, Patricia Blanco, Davi Emerich, Luis Roberto Antonik, Fábio Andrade

Suplentes – Angela Cignachi, Renato Godoy de Toledo, Bia Barbosa, Daniel José Queiroz Ferreira, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

 

Os nomeados da SET:

Foto: SET

Valderez de Almeida Donzelli  é graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e  produção. Mestre em engenharia elétrica com defesa da dissertação “Polarização Elíptica: Influência no desempenho de cobertura da TV Digital” e doutoranda com a pesquisa  “TV Digital: Disponibilidade de Sinal”, ambos pela  Universidade Mackenzie . Possui, especialização em TI pela FESP , gestão da TIC  pela FGV e Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL.

Diretora Técnica da  ADTHEC, empresa de  consultoria,  planejamento, projetos, pesquisa e análise de riscos e soluções para estações de  rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão digital e FM. Liderou estudos, testes e medidas dos sistemas para a implantação da TV Digital no Brasil  e do grupo de revisão de regulamento de serviços de radiodifusão de sons e imagens

Olímpio José Franco é superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É sócio-fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por três períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

Por Fernando Moura com Agência Câmara Notícias