Bye bye Vegas

Com os últimos minutos de feira se esgotando, vamos dando adeus à mais uma NAB. A edição 2014 flutuou entre a preocupação no âmbito do debate político e da empolgação, quando tomamos a óptica dos lançamentos e novidades.

Dentro do Congresso, e dos eventos da SET, continua o debate sobre qual será o futuro da televisão em um mundo cada vez mais integrado com a internet. Uma preocupação urgente e crescente parece emergir quando governos do mundo todo começam a sinalizar a transferência do espectro RF da TV para a banda larga móvel ao mesmo tempo que o modelo de negócio do conteúdo pela internet não está nem perto de ser definido.

A dicotomia é claramente evidente, com estatísticas servindo para justificar todos os lados e lobbys. Enquanto membros da Sociedade de Segunda Tela mostram números e valores extremamente relevantes para a integração TV-App, os especialistas das associações de tecnologia trazem estudos provando o quão devagar este tipo de comunicação cresce e a um custo muito alto.

Já no mundo dos novos produtos, a NAB 2014 trouxe realização. Ouvimos falar muito em 4K durante a feira de 2013, mas só agora que os fluxos de trabalho estão realmente completos. Hoje já é possível produzir e transmitir em 4K… alias, a próxima edição da revista da SET deve trazer novidades bombásticas sobre o tema.

Há também uma grande pressão de mudança por parte dos fabricantes. Com os arquivos de imagem cada vez mais pesados, é hora de mudar a infraestrutura das emissoras. Portanto, não foi de se estranhar que o assunto mais falado em todos os estandes, corredores e salas do Las Vegas Convention Center tenha sido Transmissão por IP. Isto é, trocar toneladas de cabos SDI por cabos Ethernet comuns, da câmera para a transmissão, passando pelo caminhão.

Parafraseando a apresentação de Rich Chernok durante o SET e Trinta, há uma expressão chinesa usada de forma dúbia para desejar mau agouro que diz “Tomara que você viva em tempos interessantes”. Estes são tempos interessantes de fato, e é exatamente esta sensação de incerteza que faz trabalhar no segmento da tecnologia um eterno e empolgante desafio.

Não é o fim
A NAB acaba, mas nosso trabalho de cobertura aqui no SET News não. Vamos continuar publicando tudo que foi novidade na feira nos próximos dias e, posteriormente, usar o espaço para divulgar novidades de mercado e eventos. E não percam a próxima edição da Revista da SET, que trará uma reportagem extremamente especial sobre o que a NAB 2014 implicou para o futuro da televisão.