SET:30: ATSC 3.0 reinventou a televisão nos Estados Unidos

Sam Matheny, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Tecnologia da NAB

Sam Matheny, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Tecnologia da NAB

O Keynote de hoje foi de Sam Matheny, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Tecnologia da NAB, que analisou na palestra “Os próximos 100 da mídia” como está evoluindo a migração para o padrão ATSC 3.0, e fez um apanhado do 100º aniversário do broadcasting e da NAB Show

Matheny disse que a migração para o ATSC 3.0 é voluntária nos Estados Unidos, e que mesmo assim a transição tem sido muito grande e rápida, com 351 canais migrados, o que representa 83 estações de 66 mercados no País chegando a mais do 60% dos radiodifusores.

O novo padrão gerou melhor recepção e mais engajamento, explicou, e reforçou que “o processo está sendo positivo”, e a que a transição gerou um progresso interessante na população porque o “NextgenTV gerou um novo ecossistema de produtos e de serviços que as emissoras e os fornecedores podem entregar”.

Ainda agregou que “o ATSC 3.0 é uma nova forma de oferecer conteúdo, por exemplo, e mudou e se transformou permitindo que o mercado evoluísse e se reinventasse”.

Matheny disse que ontem, segunda-feira 17/4, no marco da NAB, a chairwoman da FCC disse que haverá uma parceria pública/privada com a NAB para desenvolver o padrão, e forma criados 3 comitês: compatibilidade de backwards; outro que ajude a completar a transição, e um terceiro que trabalhe na regulamentação pós-transição.

Sobre o Brasil, o executivo agradeceu o apoio e disse que está muito feliz que o ATSC 3.0 esteja nos teste para a camada física do novo padrão de TV 3.0, que se está sendo criado no País.

 

Por Fernando Moura, em Las Vegas