Venice e FX9 com atualizações para câmeras Full-Frame

Sony anunciou que expandirá os recursos das câmeras de cinematografia digital VENICE e FX9 em 2020 para oferecer ainda mais expressão e usabilidade aos diretores de fotografia e seus colaboradores na produção e pós produção

Empresa japonesa anunciou que as atualizações de firmware se “baseiam na extraordinária captura de imagem e ciência das cores das duas plataformas. A Venice oferece mais opções de monitoramento e alta taxa de quadros, e a FX9 expande a captura além de recursos de gravação para criadores de conteúdo”.

Erick Soares, Technology Expert da Sony Professional Solutions Brasil, afirmou que a empresa “está comprometida em capacitar os cineastas a cumprir sua visão artística com câmeras desenvolvidas por e para diretores de fotografia. A capacidade de gravação e o fluxo de trabalho eficiente são fatores chaves na seleção da câmera. Ouvimos nossos clientes e continuamos aprimorando a funcionalidade das câmeras Venice e FX9 para melhor atender às suas necessidades visuais de narrativa”.

O executivo afirma que desde o seu lançamento em 2017, a Venice foi usada para capturar mais de 200 lançamentos de cinema, transmissão de TV, por cabo e de streaming, incluindo “The Plot Against America” da HBO e outras 16 séries que estreiam em março e abril de 2020. Atualizações regulares de firmware e hardware foram chave para a ampla adoção da Venice.

A versão 6.0 do firmware permitirá a importação de arquivos Advanced RenderingTransform (.art) que melhoram a qualidade do monitoramento da imagem e as opções de exibição no set. Esses arquivos .art podem ser gerados pelo software RAW Viewer da Sony, a partir dos arquivos 3D LUT dos usuários. Além disso, a Sony está colaborando com a Technicolor e seus premiados cientistas de cores para criar uma nova “biblioteca de look” para a câmera Venice, que estará disponível on-line como um recurso para equipes criativas que desejam acessar rapidamente alguns dos principais looks estabelecidos pela Technicolor inspirados em sua história cinematográfica, comentou Soares.

Outro aprimoramento no firmware da Venice Versão 6.0 é a capacidade de gravar com uma segunda linha de quadro do usuário (user frame line). Isso permite que os diretores de fotografia aproveitem mais facilmente o grande tamanho do sensor da Venice para capturar para distribuição horizontal e vertical dentro da mesma composição. Os recursos da versão 6.0 da Venice também incluem:

  • Expansão dos recursos de HFR – até 72fps em 5,7K 16: 9 e 110fps 3,8K 16: 9, o que simplifica a pós-produção de câmera lenta, especialmente para fluxos de trabalho de drama de TV que demandam retornos rápidos. Além disso, até 72fps no modo de imager 4K 6:5 para operação com lentes anamórficas.
  • Monitoramento 3D LUT aprimorado – a aparência 3D LUT pode ser alimentada no visor da câmera
  • Informações do giroscópio nos metadados – os dados de inclinação e rotação da câmera podem ser referenciados pelas equipes de efeitos visuais

FX9

Lançada em 2019, a FX9 levaa imagens em Full Frame para cenas de documentários e produções independentes. Empregando o fator de forma, a ergonomia e o fluxo de trabalho das câmeras FS7 e FS7II da Sony, a FX9 traz a ciência da cor da VENICE e a tecnologia de foco automático (AF) da câmera com lentes intercambiáveis da Sony, Alpha, para equipes criativas que desejam uma câmera de pequeno formato, explicou Soares.

A versão 2.0 do firmware da FX9 suporta gravação 4K 60p / 50p através de sobre-amostragem a partir de uma área cortada em 5K do sensor de quadro completo 6K. A versão 2.0 também permite a saída de um sinal RAW 4K de 16 bits para um gravador externo com o acessório opcional XDCA-FX9. Essa profundidade de bits adicional além da gravação interna de 10 bits da câmera é ideal para projetos que exigem pós-produção mais intensa.

Além disso, o firmware Versão 2.0 da FX9 expandirá a operabilidade da câmera com a tecnologia Eye AF (Auto Focus) e a operação com tela sensível ao toque para controle de foco e configuração de menu no visor. Os recursos da Versão 2.0 da FX9 também incluem:

  • Gravação HD full-frame de 180 fps
  • Gravação DCI 4K (4096 × 2160)
  • Capacidade de carregar LUTs 3D do usuário
  • Função de captura HDR gravada com uso de Hybrid Log Gamma (HLG)

A versão 6.0 do firmware VENICE está planejada para lançamento em novembro de 2020 e a versão 2.0 do firmware FX9 está planejada para lançamento em outubro de 2020.