Canon lança câmera de cinema EOS C300 Mark III com gravação em 4K

O novo produto vem equipado com um sensor DGO (Dual Gain Output) recém-desenvolvido pela empresa japonesa e que suporta gravação em 4K/120p

O novo modelo é o sucessor da EOS C300 Mark II (lançada em setembro de 2015), renova o desempenho do modelo existente, possui um design modular que permite aos usuários personalizarem a câmera livremente, de acordo com o tipo de gravação, e chega ao mercado com o novo sensor 4K Super 35mm CMOS DGO, que captura imagens no padrão HDR com baixo ruído, produzindo um ganho diferente para cada saída de pixel (ganho individual).

Segundo a empresa, com este sensor, “não há desfoque de imagem, mesmo em ambientes com grandes diferenças de contraste, possibilitando a gravação de vídeo 4K/60p de alta qualidade com gradações ricas”. A câmera conta com a plataforma de processamento de vídeo DIGIC DV 7, capaz de processar em alta velocidade, o que inclui “suporte para gravação em alta varredura de quadros (4K/120p) que permite uma reprodução (resultado) mais emocional do vídeo durante a reprodução de movimentos em câmera lenta”.

Assim como a EOS C500 Mark II, o design modular da EOS C300 Mark III permite aos usuários personalizarem livremente a câmera de acordo com o ambiente de gravação ao, por exemplo, conectar uma unidade de expansão (vendida separadamente), que permite “gravar com várias câmeras ou com drones que requerem operação remota. Os kits de montagem (vendidos separadamente) permitem que os usuários troquem a montagem EF para a montagem EF Cinema Lock ou para a montagem PL”.

O formato Cinema RAW Light reduz o tamanho dos dados enquanto mantém as informações de vídeo, além de poder gravar esses dados na própria câmera, sem usar um gravador externo, explicou a Canon em comunicado. Também suporta o formato XF-AVC, que comprime dados de vídeo e os grava de maneira eficiente, suportando fluxo de trabalho de edição eficiente. Também podem ser utilizados cartões CFexpress Tipo B e cartões SD padrão UHS-II.

Principais características

O sensor 4K Super 35mm CMOS DGO gera baixo ruído no padrão HDR, “gerando ganho diferente para cada pixel, sem provocar desfoque mesmo em situações de grande contraste, tornando possível gravar vídeo com alta qualidade em 4K/60P com ricas graduações”.

Equipada com a plataforma de processamento de vídeo DIGIC DV 7, a câmera é capaz de processar em alta velocidade, e gravar 4K/120p com alta taxa de quadros. O Dual Pixel CMOS AF com operação AF (Auto Foco), permite o ajuste de foco, de acordo com o estilo de gravação, e mesmo durante a gravação, quando é necessária uma precisão de foco rigorosa.

O corpo da câmera é de aproximadamente 153mm (largura) x 148mm (altura) x 168mm (profundidade) com um peso de aproximadamente 1.750 g, a torna compacta e leve, além de permitir dois formatos de vídeo que suportam produção 4K/HDR

O formato Cinema RAW Light pode reduzir o tamanho dos dados enquanto mantém a quantidade de informações do vídeo. Também é possível gravar dados RAW na própria câmera sem usar um gravador externo.

Também suporta o formato XF-AVC, que comprime dados de vídeo e os grava de maneira eficiente. Além do método de compactação convencional Intra Frame, foi adicionada a opção de compactação entre quadros Long GOP que comprime a diferença entre os quadros anteriores e os próximos e permite uma gravação prolongada com alta compactação para oferecer suporte à edição eficiente.

Finalmente, o padrão HDR incluindo os padrões HLG (Hybrid Log-Gamma) adequado para transmissão e distribuição ao vivo e PQ (Perceptual Quantization) adequado para produção de vídeo e distribuição on-line. Equipado com as curvas de gama logarítmicas Canon Log 2 e Canon Log 3 da própria Canon, ao fornecer o Canon Log 2, que aumenta as possibilidades da edição das imagens pelo color grading após a captura, e o Canon Log 3, que permite o ajuste de cores e gradação, então você pode selecionar a curva Log ideal de acordo com suas necessidades de produção de vídeo.