ARRI anuncia quatro lentes Signature Zoom

As lentes formam um novo conjunto de zooms para cinematografia, chegam com maior distância focal combinada do mercado e compatibilidade universal com câmeras de grande formato ou Super 35

Signature Zooms 65-300 mm T2.8

Empresa alemã anunciou quatro novas lentes Signature Zooms que oferecem uma abertura T2.8 em todas as quatro lentes, “faixa de distância focal incomparável, consistência de imagem perfeita, compatibilidade com HDR e poder de resolução 8K”.

Em comunicado a empresa afirma que estas lentes Signature Zooms da ARRI “oferecem um excelente desempenho ótico e mecânico que excede outras zooms de cinema do mercado. As quatro Signature Zooms, com um extensor para a mais longa delas, cobrem uma faixa de distância focal de 16 mm a 510 mm, que é a maior da indústria cinematográfica. A consistência da imagem também é insuperável, com abertura T2.8 em todas as quatro lentes, bem como uniformidade de exposição e qualidade em todas as distâncias focais e abertura de íris. Nenhum outro conjunto de zooms oferece esse grau de qualidade de imagem, versatilidade e velocidade”.

Signature Zooms 45-135 mm T2.8

Robert Breitenstein, gerente de Marketing e vendas de ARRI Latin America disse à Revista da SET que as “Signature Zooms equilibram cuidadosamente os requisitos de um desempenho ótico muito elevado, look agradável e um projeto mecânico leve. Como elas reproduzem uma imagem quente e bonita, com tons de pele suaves e atraentes, cores naturais e highlights fora de foco muito elegantes. O look da Signature é único, porque não possui aberrações ou imperfeições visíveis. Em vez disso, a imagem do ator ou atriz é cuidadosamente elaborada em cima de uma base de sofisticação tecnológica incomparável. O público é envolvido pelas imagens e conectado à narrativa do filme sem interferências”.

Breitenstein  afirma que com estes novos dispositivos as montagens são mais rápidas e fáceis pelo projeto leve de magnésio e o LDS-2 (Lens Data System) integrado da ARRI, que simplifica as tarefas. “Distâncias de foco mínimo, verdadeiramente excepcionais, aumentam a flexibilidade criativa, mas também economizam tempo pela redução de troca de lentes e economizam dinheiro ao permitir que as equipes carreguem menos lentes”.

As lentes podem ser usadas para  grande formato (também conhecido como full frame ou VistaVision), mas também em Super 35. “Enquanto a alta qualidade de imagem e a bela separação de fundo aumentam a sensação quase tridimensional da cinematografia de grande formato, o poder de resolução do 8K e o bokeh impressionante, também garantem imagens incríveis e envolventes no formato Super 35. Equipado com um bocal de lente LPL, que é um padrão aberto e universal para fotografia em ambos formatos, as Signature Zooms”.

As Signature Zooms 45-135 mm T2.8 e 65-300 mm T2.8 serão lançadas durante primeiro trimestre de 2021, junto com um extensor 1.7x dedicado para a 65-300 mm que a torna com uma 110-510 mm com abertura T4.9. A 16-32 mm T2.8 e a 24-75 mm T2.8 serão lançadas no final do mesmo ano.

Por Fernando Moura, em São Paulo