Set e Trinta: Especialistas brasileiros discutem as novidades da NAB 2019

Pré-NAB 2019

Evento reune especialistas, do Brasil e do exterior, que discutirão os temas que mais impactam os negócios dos setores de mídia e entretenimento audiovisual no momento

O evento se realiza entre os dias 8 e 10 de abril, das 7h30 às 9h, na sala N116 do Las Vegas Convention Center (LVCC). É dividido em sete painéis, nos quais um moderador debate com key players do mercado, – entre broadcasters, produtores de conteúdo, vendors e tech companies –, as inovações tecnológicas sob a perspectiva de quem produz e de quem consome.
“Cobriremos os avanços e tendências de produção, tecnologia IP, armazenamento, distribuição de conteúdo e novas formas de propaganda dirigida. Teremos, por exemplo, um painel dedicado aos destaques da feira da NAB, que contará com os comentários e participações de alguns dos principais diretores e influenciadores do mercado audiovisual”, revela Olímpio José Franco, superintendente da SET.
Os temas escolhidos este ano estão entre os mais importantes no momento: o uso de tecnologias IP na infraestrutura televisiva; as novidades em serviços via satélite e na produção de conteúdo; as novas tecnologias de distribuição e as plataformas OTT; o advanced advertising; e os novos serviços de storage, cloud e segurança de dados.
“O SET E TRINTA representa uma das melhores oportunidades de intercâmbio de conhecimentos entre os brasileiros e os profissionais do resto do mundo, entre profissionais que consomem tecnologia e os que desenvolvem e fornecem soluções”, avalia Roberto Franco, Diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do SBT.
Para Raymundo Barros, CTO da Globo, “o SET e TRINTA é o espaço que melhor traduz a diversidade e complexidade do ambiente de tecnologia e negócios para as empresas de mídia do Brasil. É o ponto de encontro onde os executivos e engenheiros brasileiros têm um espaço privilegiado para discutir com os principais stakeholders da transformação digital da indústria de mídia as grandes tendências do ano”.
Raimundo Lima, diretor de Tecnologia e Operações do SBT e membro do Conselho Deliberativo da SET, considera que o encontro é essencial e uma parte indissociável da maior feira de tecnologia e televisão do mundo: “Para os profissionais brasileiros que visitam a NAB todos os anos, já é fato que a feira começa obrigatoriamente nos encontros do SET e Trinta. Evento essencial, que já se caracterizou como extensão obrigatória dos debates e análises sobre a NAB. Palestrantes, moderadores, profissionais em geral, marcas, equipamentos e tendências tornaram esse evento matinal uma parte indissociável da maior feira de tecnologia de televisão do mundo”, enfatiza Raimundo Lima.

Destaque
No dia 10 de abril, às 8h15, especialistas brasileiros realizam um debate sobre os principais avanços do setor de mídia e entretenimento audiovisual no NAB Show em painel especial do seminário SET e Trinta.
O encontro será mediado pelo jornalista e professor, Fernando Carlos Moura, editor-chefe da Revista da SET, e visa mostrar o olhar convergente da engenharia brasileira. “Em um mercado em convergência e com a Indústria 4.0 avançando a passos largos, a indústria audiovisual passa por uma mudança sem precedentes”, explica Fernando Moura.
“Nesse contexto afirmar que o hardware está perdendo espaço para o software já não é uma tendência, mas sim uma realidade já que avançamos para a integração total dos ecossistemas e para a interligação de pessoas e máquinas com a confluência da inteligência artificial e a aprendizagem da máquina”, disse o editor da Revista da SET.
“Por isso, a SET convidou referências em engenharia de TV das principais emissoras brasileiras para debater e explicar aos broadcasters e profissionais da indústria presentes no SET e Trinta as principais tendências na feira e o que pensam desenvolver em 2019 no seu dia-a-dia de trabalho”, resume o jornalista e professor.
Participam da palestra, Raimundo Lima, Diretor de Tecnologia e Operações do SBT e membro do Conselho Deliberativo da SET; Gilvani Moletta, Diretor de Tecnologia da TV Cultura (SP); José Marcelo Amaral, Diretor de Engenharia e Operações da RecordTV; José Chaves, Diretor de Tecnologia da Band.
O futuro com UHD
O SET e TRINTA propiciará um encontro inédito e imperdível, o Ultra HD Forum e o Projeto UHD Brasil estarão juntos para discutir o desenvolvimento de tecnologias de imagens em Ultra Alta Definição.
Olímpio José Franco, superintendente da SET e moderador do debate afirma que o encontro terá como foco as produções recentes e os meios de distribuição (internet, TV por assinatura e TV terrestre).” Haverá espaço também para a apresentação de dados sobre a produção e o consumo global de televisores com capacidade para reproduzir conteúdos em UHD e eventos de grande porte transmitidos em 4K. O Ultra HD Forum (Estados Unidos) e o Projeto UHD Brasil são associados que reúnem os principais players e entidades do setor em seus respectivos países”.
Na palestra “UHD Forum: onde estamos depois de quatro anos”, o UHD Forum, associação global que reúne os principais players do setor, discutirá o trabalho em interoperabilidade UHD e as diretrizes para o aprimoramento e criação de novas tecnologias; implementações globais e o estado do HDR; tendências futuras em UHD; e quais benefícios o Fórum pode trazer para os stakeholders brasileiros.
Participam da palestra: Paulo Henrique Castro, diretor de Tecnologia e P&D da TV Globo; Thierry Fautier, presidente da UHDF; e Benjamin Schwarz, presidente de Comunicação da UHDF.
O SET e Trinta conta com o patrocínio da Grass Valley, Vecima, Newtek, Lawo etc. e o apoio do NAB Show.

Evento: SET e Trinta
Organização: SET
Data: 8 a 10 de abril
Horários: 7h30 às 9h
Local: Sala N116, Las Vegas
Convention Center, NAB Show