Rumo às três décadas da SET

Nos quase 30 anos de existência da SET, a união de engenheiros de empresas concorrentes, aliada à parceria com centros de pesquisa, produziu resultados importantes para a televisão brasileira. A contribuição decisiva da SET à definição do SBTVD, com o acompanhamento do padrão pela grande maioria dos países da América Latina, mostrou liderança, trazendo reconhecimento e respeito internacional à nossa comunidade.
Mas, e a partir de agora, o que faremos na SET?
Embora a interiorização da TV digital no Brasil ainda seja um enorme desafio, que a SET continuará acompanhando, a digitalização da cadeia completa de televisão aberta é apenas um passo na convergência de mídias, num mundo chacoalhado pela revolução digital. São inúmeras as incertezas tecnológicas nesse ambiente em transformação. Qualidade de áudio e vídeo será o carro chefe da próxima geração de serviços audiovisuais? Como produzir e trafegar vídeos em ambientes multiplataforma? É, mesmo, imprescindível usar estruturas IP? Como implantá-las de forma confiável? Em que situações vale operar na nuvem? Novos players iniciam negócios e os mais tradicionais buscam complementar ofertas lineares com conteúdos customizados.
Expressões como “big data”, com seus algoritimos de otimização, agregam-se ao vocabulário. Quais os impactos da internet das coisas na cadeia audiovisual, nas diversas mídias? De que forma as técnicas de inteligência artificial poderão contribuir para dar soluções? A realidade virtual veio para ficar?
A lista de dúvidas é quase infinita… Mas há que encarar esse mundo em transformação e a SET continua a ser o ponto de encontro ideal para profissionais e empresas de nosso país que acreditam na tecnologia como combustível propulsor dos negócios de mídia, que se disponham a identificar e a equacionar desafios para fortalecer os serviços audiovisuais, em quaisquer telas de exibição.
No SET Expo 2017, a feira de equipamentos e serviços traz novidades mil e propostas de soluções para velhos e novos problemas. Já as sessões do Congresso levantam as principais questões e tendências. Aproveite!

Boa leitura!

Liliana Nakonechnyj
Presidente da SET