NAB 2017 sugere reinvenção do Broadcast

Confesso que perdi a conta das NABs que visitei e também que, ao longo de mais de três décadas, várias delas passaram quase em branco, sem deixar qualquer marca relevante. Já a NABShow 2017 apresentou uma guinada impactante — a rediscussão do broadcast como âncora, num mundo de mídias fragmentadas. Só que, agora, trata-se de um broadcast a ser totalmente reinventado como negócio, lançando mão de tecnologias que, além de trazer avanços na qualidade de áudio e vídeo, também prometem permitir às emissoras e aos telespectadores transitar entre conteúdos ao vivo e o mundo da internet, por exemplo, com a inserção de comerciais customizados. Possibilidades tanto nas telonas dos televisores como nas telinhas dos dispositivos móveis pessoais. Claro, só o tempo dirá se os visionários que venham a desbravar esses novos horizontes serão bem sucedidos.
Impressionante também foi ver como todos os players, desde os produtores de conteúdo até os fabricantes de eletrônica de consumo, concordam que o conteúdo precisa fluir, que é necessária a interoperabilidade em diferentes mídias e aparelhos de consumo, e por isso, trabalham juntos nesse sentido. Sempre em IP, a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE) capitaneando padrões que permitam total interoperabilidade, seja para trabalhar na terra ou na nuvem. UHDTV consagrou-se como o termo genérico utilizado para os inexoráveis avanços em qualidade de áudio e vídeo, e os estudos se concentram em ordenar o oferecimento das diversas tecnologias, tais como Dolby Atmos, HDR, HFR, WCG, 4K, 8k.
Nesta edição da Revista da SET, apresentamos as novidades e os destaques desta “marcante” NAB. O nosso diretor editorial Raimundo Lima, na a coluna “O olhar dos especialistas”, conta as suas impressões de Las Vegas, assim como José Antônio Garcia e Raphael Barbieri, que detalham a transição nos estúdios do SDI para o IP e indicam que essa tendência ganha força. Apresentamos, ainda, a primeira parte da cobertura especial que a equipe de jornalistas da Revista da SET realizou no Las Vegas Convention Center e resumimos o que de melhor se discutiu no SET e TRINTA.

Boa leitura!

Liliana Nakonechnyj
Presidente da SET