MGE Broadcast lança transmissor FM refrigerado a água

A MGE Broadcast apresentou no SET EXPO a sua linha de transmissores FM com refrigeração líquida. A nova linha de transmissores FM Sustainability Liquid-Cooled que se apresenta em estado sólido com fonte eletrônica e resfriamento líquido, o que permite economizar em energia no uso de ar condicionado.
Os executivos da empresa afirmaram à reportagem da Revista da SET que esta “tecnologia proporciona melhor desempenho em questões de eficiência de energia, tamanho físico e recursos do equipamento. Seu design garante fácil operação e total praticidade para manutenção devido sua abertura frontal e troca de fonte de alimentação hot-swap”.
O transmissor Liquid Cooled pode ter de 12.500 até 50.000 watts de potência. Na feira foram apresentadas as duas soluções, o transmissor FM 12.5SL e o FM 50SL. O segundo chega ao mercado com uma “operação intuitiva com software desenvolvido para manuseio simples e navegação em display colorido TFT 5″ com 480 x 272 pixels. Com potências de 12.5 kW até 50 kW combinando até 4 transmissores de 12.5 Kw, e uma eficiência global de até 80% no consumo de energia”, comentou Marcelo Godoy, diretor e idealizador da MGE Broadcast.
Godoy afirmou que o equipamento trabalha com fontes de alimentação de 3kW, com PFC e “97% de eficiência operando em paralelo. Esta configuração garante a potência total utilizando 50% das fontes. O arrefecimento é feito com refrigeração líquida por meio de bombas redundantes. A solução trabalha com módulos de potência de 1.200W “proporcionando até 86% de eficiência, com transistor LDMOS de alto ganho, operando em classe AB com tecnologia planar e compatível com modulação OFDM para sistemas digitais”.
O modulador foi montado com tecnologia SMD, sintetizado, programável e incorporado ao equipamento, garante a integridade do áudio e da portadora com os mais baixos níveis de distorção harmônica e relação sinal/ ruído. De forma opcional, o equipamento pode ter dupla excitação, ou seja, utilizando um changeover para os modelos a partir de 12.5 Kw.