Ericsson e MTS veem os fãs aumentarem 5 vezes o upload de vídeos durante a Copa

Banda larga ultra-rápida foi implementada em vários estádios e locais do torneio global de futebol gerando um aumento de até 5x na taxa de transferência de dados, permitindo que os torcedores transmitissem vídeos de alta qualidade durante as partidas

Divulgação: Ericsson

A Ericsson  junto a operadora de telecomunicações russa MTS divulgou nesta semana os resultados preliminares de sua implantação de banda larga ultra-rápida em vários estádios e locais do torneio global de futebol na Rússia.  Em comunicado a multinacional afirma que as medições – realizadas durante a Copa do Mundo – mostram que o investimento europeu no Massive MIMO garantiu um aumento de até cinco vezes na taxa de transferência de dados, permitindo que os torcedores transmitissem vídeos de alta qualidade durante as partidas utilizando seus smartphones. Além disso, a velocidade dos downloads de dados e eficiência do espectro dobraram enquanto a capacidade da rede subiu mais de quatro vezes.

O torneio deste ano registrou um aumento de 30% no tráfego das redes sociais, se comparado a Copa realizada no Brasil em 2014. Outro comportamento dos torcedores foi observado em relação ao streaming de vídeo, que foi o destaque deste torneio e levou ao aumento do tráfego de rede em 2,5 vezes (comparada a um dia médio na rede MTS). A competição de 2014 foi marcada pelas selfies, que dominaram as redes sociais e fez com que 60% dos espectadores fizessem downloads e uploads de fotos deste tipo.

Antes do início da competição, a MTS implantou o Massive MIMO com o Ericsson Radio System AIR 6468. A tecnologia foi introduzida na banda LTE-TDD 2600 MHz (B38) em mais de 40 locais em sete das 11 cidades que sediaram o torneio. Entre elas estão Moscou, São Petersburgo, Kazan, Rostov-on-Don, Niznny Novgorod, Yekaterinburg e Samara. Isso aumentou a capacidade da rede em torno dos estádios, nas estações ferroviárias, nos aeroportos, nas fan zones e nas áreas de recreação.

Além disso, a MTS construiu uma infraestrutura de telecomunicações em Luzhniki, em Moscou, e na Rostov Arena, em Rostov-on-Don, e deu acesso a outras operadoras de telecomunicações. A MTS também realizou obras em grande escala destinadas a construir e expandir a capacidade da rede em todos os outros estádios onde os jogos foram realizados.

Andrei Ushatsky, vice-presidente de Tecnologia e TI da MTS, disse que “a extensa preparação de nossa rede e a introdução das soluções 5G da Ericsson para o torneio de futebol foram um sucesso, permitindo à MTS lidar com sucesso com a sobrecarga e fornecer serviços de comunicação de alta qualidade para dezenas de milhares de nossos assinantes. A internet móvel de alta velocidade torna os fãs de futebol mais engajados, pois eles podem compartilhar instantaneamente os momentos mais espetaculares e emocionantes com uns com os outros. De fato, descobrimos que durante alguns jogos o uplink excedeu o downlink, mostrando claramente que nossos clientes preferiram fazer upload de fotos e vídeos em redes sociais, streaming de jogos e compartilhamento de conteúdo em mensageiros do que assistir a vídeos ou navegar na Internet”.

A Ericsson prevê que o tráfego de dados na competição de 2022 será impulsionado pelas tecnologias VR e AR, e a Arun Bansal, presidente da Ericsson na Europa e América Latina, afirma que “o 5G proporcionará às operadoras oportunidades para criar novos serviços, permitindo que os assinantes não apenas assistam aos jogos, mas também os visualizem através dos olhos dos participantes”.

Segundo a Ericsson, até 2020, os jogos trarão aos fãs emoções ainda mais vivas devido ao desenvolvimento do 5G, que proporcionará taxas de velocidade de dados ultra-altas e baixa latência, além de uma variedade de wearables, realidade virtual e feedback tátil. “Acreditamos que, até 2020, as redes 5G e a evolução dos wearables trarão serviços personalizados. Os fãs poderão fazer um raio-X dos seus atletas favoritos tempo real através de wearables, obtendo dados como: condições físicas, estatísticas de seus sucessos e fracassos de jogo para jogo, e até assistir a uma partida com os olhos dos jogadores”, afirmou o executivo.

O Ericsson AIR 6468 é o primeiro rádio da indústria com New Radio (NR) projetado para compatibilidade com o padrão 5G ao mesmo tempo em que oferece suporte a LTE. Ele possui 64 antenas de transmissão e 64 de recebimento, permitindo que suporte plug-ins de 5G para MIMO massivo e MIMO multiusuário.

Por Fernando Moura, em São Paulo