A Gazeta passa a usar inteligência artificial para produção de notícias

O modelo, inédito no país, reúne, além de jornalistas, analistas de dados, profissionais de marketing e especialista em SEO (search engine optimization)

Foto: Rodrigo Gavini

Jornal A Gazeta (Vitória/ES) inaugurou sua Mesa de Performance. A nova editoria utilizará dados de inteligência artificial, em tempo real, para medir o impacto de todas as suas publicações, viralização de conteúdos e assuntos que mais interessam aos internautas, explica a empresa em comunicado. A área reúne, além de jornalistas, analistas de dados, profissionais de marketing e especialista em SEO (search engine optimization).

A nova área é fruto do projeto TDigital, anunciado no final de julho, que visa transformar a distribuição de conteúdo jornalístico priorizando o ambiente digital. No dia 30 de setembro, A Gazeta deixará de circular em formato impresso diário e lançará um novo site, além de um novo jornal – em formato de final de semana, que chegará aos leitores da Grande Vitória e das principais cidades do Espírito Santo.

“O projeto TDigital foi tocado com o maior profissionalismo, com a maior competência. Em décadas atrás, a Redação era uma área segregada de toda a empresa e, hoje, chegamos aqui com um time multidisciplinar, inaugurando um novo tempo”, disse o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.

Segundo a editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, a Mesa de Performance vai ser um instrumento fundamental para potencializar o alcance das notícias, a partir do princípio de que, diante dos dados coletados minuto a minuto, será possível conhecer melhor a audiência e suas tendências de consumo de informação.

Café Lindenberg, CEO da Rede Gazeta / Foto: Rodrigo Gavini

“A marca A Gazeta tem 91 anos e nós temos um DNA. Esse DNA continua se sobrepondo a tudo. Não estamos observando a performance como caça-cliques. Não é isso. Esta área vai nos ajudar a ter a medição do impacto das nossas notícias e a chegar melhor ao público, num momento em que as pessoas precisam de informação relevante e qualificada, sobretudo, para ajudarmos a construir uma sociedade melhor”, frisou Elaine.

Funcionamento

A Mesa de Performance fornece à Redação de A Gazeta, em tempo real, dados como o quantitativo de leitores no site, conversão de novos assinantes e o engajamento do público com o conteúdo. Também apresenta os termos mais buscados por quem está navegando na internet, estando ou não no site de A Gazeta.

O modelo, inédito no país, foi construído após uma série de viagens a redações do Brasil e do mundo, afirmam os executivos da empresa, que contemplaram A Gazeta do Povo (Curitiba), Estadão (São Paulo), Metrópoles (Brasília), The New York Times (Nova York), El Diario (Espanha), entre outros.

A empresa afirma que os editores de distribuição analisam o melhor meio de entregar o conteúdo jornalístico ao público, na plataforma em que ele estiver (redes sociais, alertas por e-mail e no aplicativo). Os analistas de dados e marketing ajudarão a Redação a entender a jornada do leitor, a dinamizar o alcance e a audiência, tanto para os assinantes (chamado conteúdo premium), quanto para o internauta comum. Já o analista de SEO vai atuar para que o conteúdo esteja adequado às pesquisas nos buscadores e alcance um público maior.

Fernando Moura, em São Paulo