Uso da inteligência artificial na comunicação: mais facilidades e novos problemas

Fernando Moreira, consultor e ex-presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária: “IA é excelente estagiário, ou seja, você deve provê-lo com instruções corretas e revisar o trabalho final”.

O painel acadêmico SET/TV Unesp, parte do Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET EXPO, realizado nesta quinta (10), teve como tema a Inteligência Artificial (IA). Durante o debate, pesquisas conduzidas tanto no campo teórico quanto prático foram apresentadas.

Ana Silvia Lopes Davi Médola, do Departamento de Comunicação Social da Unesp, traçou um panorama de casos estudados pelos alunos de pós-graduação da universidade. Dos mais interessantes, como a seleção automática de estatísticas e dos principais lances de partidas Wimbledon, em 2017, feita pela IA da IBM, aos mais problemáticos, com as deep fakes.  “Como decifrar aquilo que não é, mas parece?”, questionou. Kellyanne Alves, da UFPB, também chamou a atenção para a desinformação que a IA, se mal utilizada, pode gerar.

Já Fernando Moreira, consultor e ex-presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária, se voltou às facilidades que a IA pode propiciar, do Chat GPT, para o resumo de textos, a ferramentas de fotos e áudio – por meio de uma, reinseriu uma imagem de si mesmo em um auditório tecnológico; a partir de outra, retirou os ruídos de uma entrevista. “O IA é um excelente estagiário”, brincou. “Ou seja, você deve provê-lo com instruções corretas e revisar o trabalho final”.

Por fim, o também professor da Unesp, Francisco Machado Filho, mostrou como o projeto de modificação radical do canal de YouTube da universidade surtiu resultados. Entre as modificações implementadas, exploraram títulos, legendas e thumbnails mais chamativos e tiraram vantagem dos Shorts, a resposta da plataforma para o TikTok. “Só por meio dos Shorts, dobramos nossos views em apenas quatro meses”, relatou. Segundo ele, o próximo passo é integrar a IA no processo de gerenciamento e crescimento do canal.