Testes e pesquisas preparam chegada da TV 3.0 no Brasil

TV 3.0 deve ter demonstração fim-a-fim no SET Expo 2024 e começar a operar no país em 2025.

Em reta final de desenvolvimento, a TV 3.0 deve ter uma demonstração fim-a-fim no SET Expo 2024 e começar a operar no país em 2025. Enquanto isso, nesta quarta (9), no Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, Luiz Fausto de Souza Brito, coordenador de Módulo Técnico do Fórum SBTVD, moderou um painel para detalhar o avanço da nova tecnologia do audiovisual brasileiro.

“Estamos fazendo testes. Teremos dois transmissores para aumentar a quantidade de canais. Também adotamos a frequência de reuso, onde é possível transmitir conteúdos diferentes. Precisamos de uma tecnologia robusta para que isso aconteça”, avaliou Cristiano Akamine, pesquisador do laboratório de TV digital da Mackenzie.

Carlos Cosme, especialista em inovação no grupo de Telecom do Hub de Infraestrutura e Segurança da Globo, mostrou como estão os testes de legenda, áudio e vídeo. “Na Copa de 2022, mantendo uma tradição de longa data em grandes eventos esportivos, pegamos o sinal que estava sendo recebido para demonstrar as tecnologias operando de forma integrada pela primeira vez”, destacou.

Marcelo Moreno, professor associado da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, explicou que o desenvolvimento da fase 3.0 está sendo feito para preencher todos os requisitos solicitados. “A experiência do usuário será orientada por aplicativos. Temos uma cultura de ficar trocando de canais e fazemos estudos para entender como ficará a jornada do telespectador”, declarou.