Ministro das Comunicações participa de evento de abertura do SET Expo: “Radiodifusão é um pilar vital na construção de uma sociedade culturalmente rica”

Juscelino Filho: a radiodifusão continuará a ser um pilar vital na construção de uma sociedade informada.

Aconteceu na manhã desta terça-feira (8) a abertura oficial do SET Expo 2023 com a presença de autoridades e figuras importantes do setor de tecnologia, audiovisual e radiodifusão, além dos visitantes que lotaram o espaço do evento. Participaram da solenidade Carlos Fini, presidente da SET, Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel, e Juscelino Filho, Ministro das Comunicações.

Fini relembrou que tudo está conectado e que essa conectividade é um dos pilares importantes da evolução do setor de audiovisual como viabilizador das novas demandas de consumo de conteúdo. “O celular é apenas um dos novos dispositivos de acesso à mídia, que gera novos tipos de interações e, por sua vez, que gera novas maneiras de utilização desses próprios dispositivos. As plataformas digitais, por exemplo, têm ganhado relevância no que diz respeito à distribuição personalizada e a criação de meios de mobilização mais apurados para produtores e anunciantes. Modelos de vídeo on demand, personalização de conteúdo, comerciais, streaming e celular tornaram-se hábitos e só são possíveis atualmente no ambiente digital com conectividade”, disse o presidente da SET.

O conselheiro da Anatel, por sua vez,  afirmou que essas mudanças no setor precisam vir acompanhadas de mudanças regulatórias, por isso a importância desse crescimento ser simbiótico. “É inegável que a parceria setor e poder público é muito importante. Porque não existe inovação tecnológica sem alteração regulatória, ao mesmo tempo que não se pode fazer uma alteração regulatória sem consultar o setor”, afirmou Moreira.

Para finalizar os pronunciamentos da solenidade de abertura, o Ministro das Comunicações falou sobre o papel do ministério no desenvolvimento da área e contou sobre algumas ações importantes já realizadas nesses primeiros meses de governo como, por exemplo, a portaria de licenciamento de estações de radiodifusão, que permitirá a regularização de mais de 2.500 emissoras e mais de 7.000 estações de TV digital, que prestam serviço de radiodifusão.

“O ministério das comunicações tem trabalhado com afinco para proporcionar um ambiente regulatório e de investimentos que permita a evolução da radiodifusão brasileira. O audiovisual está em constante evolução. No entanto, a história de resiliência e adaptação desse setor nos ensina que a reinvenção é possível e necessária. Ao abraçar a competição, investir em tecnologia e inovação e manter os seus valores fundamentais, a radiodifusão continuará a ser um pilar vital na construção de uma sociedade informada, conectada e culturalmente rica”, finalizou o Ministro Juscelino Filho.

Após a cerimônia, os convidados se dirigiram ao pavilhão para a solenidade de abertura oficial da Feira de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, que este ano reúne mais de 150 expositores.