Com agenda diversa, SET ARENA aborda de gestão de pessoas e consultoria financeira à inteligência artificial, produção virtual e realidade aumentada

Com agenda diversa, SET ARENA aborda de gestão de pessoas e consultoria financeira à inteligência artificial, produção virtual e realidade aumentada

Nesta quarta (9), às 13h, Waylton Batista e Marco Antônio Melo, da empresa Showcase, abriram a programação da SET Arena de Conteúdo, no segundo dia do espaço e terceiro dia do SET EXPO 2023. A Showcase é referência em televisão e acessibilidade desde 2010, com implantação do padrão brasileiro de TV Digital e acessibilidade por closed caption, audiodescrição e libras presentes em centenas de emissoras, produtoras e eventos. 

Com recursos de inteligência artificial, presta suporte a múltiplos formatos, plataformas e especificações. Entre as soluções disponíveis para produtoras e emissoras estão: IFN100 (EPG, classificação indicativa, acessibilidade etc.), Josie (ferramenta que gera closed caption a partir do sinal de áudio e vídeo), Audience (medição de audiência de TV aberta em tempo real), Showmerchan (direciona os comerciais para regiões e perfis pré-selecionados), Showplay (solução de playout baseada na nuvem), além de muitas outras.

No segundo horário da tarde, às 14h, Thiago Uwarow, head of training e sales enablement da W1 Consultoria Financeira, falou com o público sobre planejamento financeiro e as melhores maneiras de deixar o seu dinheiro trabalhando por você. Ele apresentou o software da W1, criado para elaboração do planejamento financeiro personalizado do cliente, ferramenta que se sustenta sobre os seguintes pilares: expansão patrimonial, acúmulo de capital, proteção e organização financeira. 

Ele ainda apresentou sete passos para começar o seu planejamento financeiro: “1- entenda seus gastos, estipule um valor para poupar, nem que seja R$ 50; divida-se entre estratégias de blindagem, acúmulo e expansão de capital; verifique se o seu planejamento faz sentido nos cenários otimista, realista e pessimista; considere estratégias de renda extra (fisco, milhas, empresas); na dúvida, busque um profissional, nem que seja para um check-up; por fim, o mais importante, comece. ‘Não é sobre o quanto a gente ganha, é sobre como a gente se relaciona com dinheiro’”, explicou Uwarow.

Na sequência, às 15h, foi a vez do argentino Bruno Forcheri, arquiteto líder Latam da Zixi, empresa que oferece tecnologia de ponta para emissoras, empresas, produtoras e provedores de serviços mobile através de uma plataforma de vídeo definida por software baseado em nuvem e on-premise que permite a entrega confiável de vídeo com qualidade de transmissão de qualquer rede IP, qualquer protocolo, qualquer provedor de nuvem e qualquer dispositivo de borda. 

Forcheri destacou o ZEN Master, ferramenta de soluções de produção no set  para a orquestração de vídeos ao vivo, incluindo plano de controle de telemetria, o que permite aos usuários gerenciar a configuração e o monitoramento em larga escala, a plataforma de streaming ao vivo e outros dispositivos. Com o software de gerenciamento de vídeo ZEN Master, as organizações de mídia podem ampliar seu alcance, aumentar a velocidade de produção e reduzir drasticamente os custos operacionais.

Às 16h foi a vez de Georgia Marques, engagement manager da Amazon Web Services, em uma fala sobre a intersecção entre pessoas e corporações na qual destacou a importância do capital humano para o engajamento nas diferentes mídias de empresas, em um universo dominado pelos algoritmos. “A tecnologia permite a inovação, mas são as pessoas que fazem com que ela aconteça.” Ela expôs diferentes formas de colocar o sucesso profissional e o alcance digital na mesma página, a partir de quatro pontos focais para as empresas: priorizar o tema de pessoas e cultura; ter uma visão clara e compartilhada dos valores da companhia; conhecimento aprofundado agrega valor a partir do uso de dados; e ter o mix certo de pessoas, com responsabilidades e funções bem definidas e complementares. “Posso ser uma estrela, mas é muito importante enxergar a constelação que está à minha volta”, acrescentou Georgia.  

Fechando a programação do dia, às 17h, a SET Arena de Conteúdo recebeu dois executivos de empresas do CIS Group: Karlos Rabello, gerente de vendas Latam e Caribe da desguise, e o argentino Jorge Martinez, diretor de vendas e operações Latam da sType. Sem se esquecer de considerações técnicas, como chroma key, câmeras, lentes e cabeamento apropriados, Martinez falou sobre diferentes ferramentas da sType, como StypeKit and RedSpy, para produção virtual e integração de realidade aumentada, recurso muito usado, por exemplo, na transmissão de lutas nos Estados Unidos.

Rabello, por sua vez, falou sobre as soluções de hardware, software, infraestrutura, treinamento, comunidade e suporte da desguise, entre as mais avançadas do mercado, para a criação de projetos e produção de imagens perfeitas em pixels, em vastas superfícies, num ecossistema totalmente integrado. Juntando-se à dupla, o diretor de produção virtual Brian Hawryliszyn apresentou a recém-inaugurada 555 Studios, exemplificando como as tecnologias apresentadas por Rabello e Martinez fazem a diferença no set, no fluxo de trabalho e, claro, no resultado final da produção.

A SET Expo Arena de Conteúdo continua com programação imperdível nesta quinta (10), das 13h às 16h, último dia do SET EXPO 2023.