Avanços e tendências em soluções para metadados, indexação e enriquecimento de acervo é tema de painel no SET Expo

Metadados têm trazido eficiência em muitas frentes para a indústria de produção de conteúdo.

Os avanços no uso de metadados têm trazido ganhos de eficiência em muitas frentes para a indústria de produção de conteúdo. Seja na otimização da produção de conteúdos, seja na gestão e enriquecimento de acervos, as possibilidades trazidas pela combinação de metadados com a Inteligência Artificial (IA) têm se multiplicado rapidamente.

Este tema foi abordado em mais um painel do Congresso SET Expo 2023, dentro da trilha de Produção. Na mediação estava Matt Silva, CEO do CIS Group Corp, que conduziu a conversa com Fábio Ferraz, Diretor de Soluções de Mídias da Globo, Shailendra Mathur, Vice-Presidente e Arquiteto-Chefe da Avid Technology, William Rogério de Oliveira, Gerente de Tecnologia e Produtos Digitais da Fundação Cásper Líbero e Fernando Castelani, Cloud Consulting Account Lead do Google.

Em sua apresentação, Fábio Ferraz disse que para a indexação de acervo ainda não existe um modelo ou uma solução pronta, porque vive-se uma transformação digital que está impactando os negócios em múltiplas frentes, como as novas aplicações de IA, por exemplo. Segundo ele, a indústria de mídia, durante toda a sua existência antes da era digital, olhou muito para processos internos. Agora o desafio é olhar para fora e absorver novidades e tendências. Ele enfatizou ainda que hoje o acervo não é mais um grande arquivo, mas um grande tesouro que pode ser fonte de novas oportunidades de monetização.

Na indexação e busca dentro do acervo, Shailendra Mathur trouxe novidades sobre a busca semântica e a busca fonética. Ele explicou que o futuro para encontrar e acessar conteúdos antigos não é mais sobre procurar por palavras, mas sobre procurar por diferentes significados naquilo que se está buscando.

Fernando Castelani complementou essa visão ao falar sobre uma API do Cloud Vision, que gera metadados a partir de diversos elementos de um vídeo de um modo que seria impensável poucos anos atrás. Reconhecimento facial, elementos gráficos ou de cenário, voz e texto são alguns exemplos de como a ferramenta gera dados de forma contextual e frame a frame. Tudo isso com auxílio da IA. 

Na otimização de processos de produção, William Oliveira trouxe o case da Gazeta, que vem implementando diversas tecnologias para obter mais eficiência na produção e disseminação de conteúdo. Ele reforçou que o desafio é produzir com agilidade e qualidade conteúdos para múltiplas plataformas, em diferentes linguagens e formatos e dentro da identidade de cada programa.